Vereadores cobram investimentos da Petrobras na saúde de Esteio

A suspeita é de mais mortes por coronavírus nos bairros próximos a estatal.

Os vereadores de Esteio estão preocupados com os impactos causados pela Refinaria Alberto Pasqualini (Refap) na saúde do município. Eles questionam investimentos feitos pela estatal em outros municípios.

Leia mais notícias de ESTEIO

Leo Dahmer (PT) acredita que existem altos índices de mortalidade por covid-19 nos bairros próximos. “Quais os índices de incidência de doenças respiratórias, nos últimos dez anos, em áreas próximas à Refinaria Alberto Pasqualini (Refap)?” indaga no pedido de informações 91/2021, aprovado por unanimidade e endereçado ao Poder Executivo.

Números sobre pacientes afetados por patologias no sistema respiratório nas unidades de saúde do Jardim Planalto, Parque Claret, Parque Votorantim, Primavera, Vila Cruzeiro, Vila Esperança e Vila Ezequiel são questionados no documento. Todos são bairros próximos ao limite com Canoas e às instalações da Petrobras, locais afetados pela poluição atmosférica.

Segundo o parlamentar, a região também teve altos índices de mortalidade, durante a pandemia do novo coronavírus (covid-19), o que tornaria necessário averiguar a possibilidade de correlação entre óbitos e poluição. “Tal problema, caso seja real, poderia ser percebido a partir de um levantamento do atendimento das pessoas em suas unidades básicas de saúde”, disse Leo.

Marcelo Kohlrausch (PSB) lembra que estatal doou uma microusina de oxigênio para o Hospital Regional de Santa Maria, cidade a quase 300 km de distância da Refap. Incluir Esteio na cota de responsabilidade social ou doar insumos para a área da saúde do Município.

É o que solicita à o parlamentar no requerimento para outros órgãos 310/2021. “O investimento na compra das instalações é de R$ 10 milhões”, afirma Marcelo. “Nesta linha, solicitamos ajuda a saúde pública de Esteio, a poluição gerada pela refinaria impacta profundamente a qualidade de vida da nossa população”, enfatiza.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!