Aeromóvel pode virar realidade em Canoas

Tema começa a ser discutido nesta segunda-feira.

Um vagão do aeromóvel está exposto para visitação no ParkShopping Canoas. O novo modal de transporte público deve ser implementado pelo prefeito Jairo Jorge como alternativa em alguns bairros da cidade. Nesta segunda-feira (21), uma conferência vai debater no auditório do shopping a mobilidade e o desenvolvimento de Canoas.

Receba as notícias de Canoas pelo WhatsApp

Para a Prefeitura de Canoas, o novo sistema significa alinhar desenvolvimento econômico e social com inclusão, sustentabilidade e iniciativas inteligentes. Para debater o assunto, o órgão promove a Conferência Municipal de Mobilidade e Desenvolvimento, com palestras e bate-papos com profissionais e engenheiros renomados da área de mobilidade urbana.

O evento é em alusão ao aniversário de 82 anos de Canoas e acontece nesta segunda-feira (21), a partir das 13h30, no ParkShopping Canoas, com transmissão ao vivo pelo Facebook e pelo YouTube da Prefeitura.

O foco do plano de mobilidade em Canoas e um dos assuntos da Conferência é o aeromóvel, que já foi alvo de polêmica nas eleições de 2016. O objetivo do prefeito Jairo Jorge (PSD), agora, é atrair parcerias privadas para o projeto, que prevê 18 km de trilhos aéreos e tem uma estimativa de 82 mil passageiros por dia.

Na ocasião, o chefe do Executivo assinará o documento Cites Race to Zero, que é uma campanha global, liderada pelos Promotores do Clima de Alto Nível para Ação Climática das Nações Unidas. Neste documento, o município se compromete com a Agenda 2030 e com metas de redução das emissões líquidas de gases de efeito estufa, prevendo a redução de 50% das emissões até 2030 e a redução total das emissões líquidas até 2050.

Programação do evento:

13h30 às 14h – Abertura com o prefeito de Canoas, Jairo Jorge, e com o chefe de gabinete do Ministério do Desenvolvimento Regional, Fernando Diniz.

14h às 14h30 –  Painel sobre as “As perspectivas para a mobilidade”, com o engenheiro de transportes e especialista em Mobilidade Urbana e Ativa, Rodrigo Tortoriello.

14:30 às 15h – Painel “Mobilidade Zero Carbono”, com a gerente de mobilidade urbana da WRI Brasil (World Resources Institute), Cristina Albuquerque.

15h às 15h30 – Painel “O Plano de Mobilidade de Canoas e suas principais diretrizes”, com a engenheira da Prefeitura de Canoas, Tânia Batistela.

15h30 às 15h45 – Painel “Estudos, Projetos e obras realizadas para um novo sistema de transporte”, com o engenheiro da Prefeitura de Canoas, Maurício da Rocha.

15h45 às 16h – Painel “Relação entre transporte público e desenho urbano”, com o presidente da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), Ailton Brasiliense Pires.

16h às 16h30 – Painel “A emissão de carbono em Canoas”, com o Secretário Executivo do ICLEI, organização internacional que promove o desenvolvimento sustentável, Rodrigo Perpétuo.

16h30 às 17h – Painel “Projeto Mobilidade Zero Carbono”, com o CEO da Aerom Sistemas de Transporte S.A, Marcus Coester. Assinatura do prefeito Jairo Jorge na adesão à Rede Cities Race to Zero

17h às 17h30 – Encerramento.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!