BOA NOTÍCIA: Centro Olímpico de Canoas vai continuar aberto para moradores de rua

Esteio também está recebendo moradores de rua em abrigos por causa do frio

Em uma das noites mais frias do ano até agora, cerca de 37 pessoas em condição de rua puderam dormir quentinhos, higienizados e bem alimentados. Com a chegada do frio intenso, a Prefeitura de Canoas acolheu aos desabrigados e seus pets no ginásio do Centro Olímpico Municipal (COM).

Receba as notícias de Canoas no WhatsApp

Ao longo da noite, cinco equipes fizeram rondas para transportar a população ao local. Ao chegar, todos foram testados com teste rápido contra a Covid-19, receberam um kit de higiene (composto por toalha de banho, pasta de dente e escova, sabonete e shampoo, além de álcool em gel e máscara descartável), puderam tomar banho e escolher roupas e casacos. Ao final, receberam um sopão para se aquecer, travesseiros e cobertores para passar a noite.

Além do mais, os canoenses abraçaram a causa e foram centenas de pessoas e entidades levando doações para ajudar aos que mais precisam. E não para por aqui, ao longo dos próximos dias, mais precisamente até a próxima segunda-feira (5), a ação de acolhida continuará e as doações serão distribuídas para os moradores de rua.

Um dos acolhidos, João Carlos Garcia tem 45 anos e passa os dias trabalhando como reciclador. À noite, escolhe lugares mais fechados para fugir do frio. “Nossa situação é bem difícil, procuro ficar sempre pela Ulbra ou aqui na Rua Araguaia por conta da segurança. Durante o dia, para garantir o almoço, faço uns bicos nos restaurantes aqui perto, faço umas limpezinhas e eles me dão almoço, depois volto para a reciclagem para garantir o dia”, finalizou.

Esteio

A Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos (SMCDH) abriu um abrigo para acolher pessoas em situação de rua durante a noite. Ele funciona em um prédio anexo à República Juntos Esteio, outro serviço da Prefeitura Municipal voltado a quem vive ou busca seu sustento nas vias públicas. O início do atendimento no albergue ocorreu nessa terça-feira (29). Durante a abordagem noturna de rotina, as equipes do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) e da Associação Vivendo Atos 29 conversaram com as pessoas e as convidaram a ir até o albergue para passar a madrugada.

Nesta primeira noite, cinco pessoas utilizaram o local, ocupando metade da capacidade do abrigo. Primeiro, eles passaram por uma triagem, depois foram encaminhados para o banho e receberam uma janta antes de dormir. Eles também ganharam kits de roupas e agasalhos (camiseta, blusão, calça, meias, cueca e casaco), reunidas de doações entregues para a Campanha do Agasalho deste ano, e de material de higiene pessoal, com creme dental, escova de dente e sabonete. Caso a pessoa tenha animais de estimação ou utilize, por exemplo, carrinho como instrumento de trabalho, ela pode levar junto para o abrigo.

Em princípio, a ação será repetida nas noites desta quarta (30) e quinta-feira (1º), mas poderá ser estendida a outras datas caso haja necessidade em função das baixas temperaturas do inverno. Para quem quiser contribuir com a iniciativa, a Prefeitura sugere a doação de roupas de cama (lençóis, fronhas e cobertores), de agasalhos (tanto infantis como para homens adultos) e de produtos de higiene pessoal.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!