Dois criminosos de Nova Santa Rita foram presos na manhã desta segunda-feira (5) durante a Operação Cavas. A ofensiva foi deflagrada para combater o “Golpe da Arara”.
Receba as notícias de Nova Santa Rita no WhatsApp
De acordo com a investigação, os dois integram um grupo de criminosos, que compraram diversos lotes da espumante “Freixenet” e não pagaram. Os fornecedores chegaram a tentar cobrar depois da entrega feita, mas não conseguiram.
O grupo agia da seguinte forma: eles abrem empresas ou assumem CNPJs com tempo de mercado, angariando credibilidade com fornecedores através de sucessivas compras de baixos valores. Após efetuarem compras de valores mais elevados, a crédito, não efetuam o pagamento, fecham ou colocam a empresa em nome de laranjas e testas de ferro; abrindo outra empresa e reiniciando o ciclo criminoso. Outro ponto levantado pela investigação é que empresas deste tipo também compram mercadorias roubadas.
Os prejuízos totais ainda não foram apurados. A estimativa é que ultrapasse a quantia de um milhão de reais.
Ofensiva
Na operação, 115 policiais cumpriram 27 ordens judiciais, sendo quatro de prisão temporária e 23 de busca e apreensão nas cidades de: Porto Alegre, Nova Santa Rita, Tavares, Sapucaia do Sul, Viamão e Xangri-Lá. Foram apreendidos documentos, celulares, armas e espumantes. Até o momento quatro pessoas foram presas temporariamente, e duas em flagrante por posse irregular de arma de fogo e tráfico de drogas.