ERNANI POLO: Confiança no agricultor

O agro nĂŁo parou. Os agricultores seguem cumprindo o seu papel, para garantir alimento na mesa dos brasileiros.

Ernani Polo | [email protected]

Os produtores rurais gaĂșchos sĂŁo um exemplo de perseverança. Mesmo em um dos momentos mais desafiadores da histĂłria — como o que vivemos — mantiveram seu trabalho ininterrupto. O agro nĂŁo parou. Os agricultores seguem cumprindo o seu papel, para garantir alimento na mesa dos brasileiros. E Ă© bom que se diga: quando o campo vai bem, a economia gira e toda a sociedade colhe bons resultados.

Receba as notĂ­cias pelo WhatsApp

A vitĂłria mais recente do setor foi a aprovação do PL 260/2020, que resolveu uma grave insegurança jurĂ­dica e trarĂĄ mais competitividade. Antes da modificação, o estado era o Ășnico no paĂ­s a ter regras diferentes em relação ao uso de defensivos agrĂ­colas. Esse entrave tinha impacto direto no setor, que Ă© responsĂĄvel por 60% das exportaçÔes e 40% do PIB do Rio Grande do Sul.

Sabe-se que o Brasil jĂĄ possui um rĂ­gido controle nessa ĂĄrea, com participação da Anvisa, do Ibama e do MinistĂ©rio da Agricultura. Agora, o Rio Grande estĂĄ alinhado Ă  legislação jĂĄ adotada nos demais 25 estados e Distrito federal — e aos padrĂ”es internacionais — com foco na saĂșde humana, na proteção ao meio ambiente e na eficĂĄcia agronĂŽmica.

HĂĄ alguns anos, enquanto secretĂĄrio de Agricultura, conseguimos evoluir por meio da mudança no decreto que regulamenta o uso de agroquĂ­micos. De lĂĄ para cĂĄ, construiu-se uma adequação mais profunda, atĂ© chegar ao PL 260, proposto pelo Executivo e aprovado por ampla maioria na Assembleia Legislativa. Mais um respaldo Ă queles que tanto contribuem — social, econĂŽmica e ambientalmente — com a sociedade.

Esse Ă© o verdadeiro incentivo que devemos dar ao agro: a confiança. É preciso dar tranquilidade ao produtor, que segue na luta diĂĄria, com manejo sustentĂĄvel, postura inovadora e tecnologia de ponta. Em um setor tĂŁo vital, nĂŁo devem pairar dĂșvidas. Se queremos um Estado mais competitivo, devemos desfazer as amarras que atrasam quem gera emprego e renda. NĂŁo se trata de pauta ideolĂłgica. É assunto de primeira hora, pelo avanço e pelo desenvolvimento do Rio Grande do Sul.

Ernani Polo | [email protected]
Deputado estadual (PP) e ex-secretĂĄrio da Agricultura

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: ConteĂșdo protegido!