Foto: divulgação/Joel Vargas.

Ernani Polo | ernani.polo@al.rs.gov.br

Os produtores rurais gaúchos são um exemplo de perseverança. Mesmo em um dos momentos mais desafiadores da história — como o que vivemos — mantiveram seu trabalho ininterrupto. O agro não parou. Os agricultores seguem cumprindo o seu papel, para garantir alimento na mesa dos brasileiros. E é bom que se diga: quando o campo vai bem, a economia gira e toda a sociedade colhe bons resultados.

Receba as notícias pelo WhatsApp

A vitória mais recente do setor foi a aprovação do PL 260/2020, que resolveu uma grave insegurança jurídica e trará mais competitividade. Antes da modificação, o estado era o único no país a ter regras diferentes em relação ao uso de defensivos agrícolas. Esse entrave tinha impacto direto no setor, que é responsável por 60% das exportações e 40% do PIB do Rio Grande do Sul.

Sabe-se que o Brasil já possui um rígido controle nessa área, com participação da Anvisa, do Ibama e do Ministério da Agricultura. Agora, o Rio Grande está alinhado à legislação já adotada nos demais 25 estados e Distrito federal — e aos padrões internacionais — com foco na saúde humana, na proteção ao meio ambiente e na eficácia agronômica.

Há alguns anos, enquanto secretário de Agricultura, conseguimos evoluir por meio da mudança no decreto que regulamenta o uso de agroquímicos. De lá para cá, construiu-se uma adequação mais profunda, até chegar ao PL 260, proposto pelo Executivo e aprovado por ampla maioria na Assembleia Legislativa. Mais um respaldo àqueles que tanto contribuem — social, econômica e ambientalmente — com a sociedade.

Esse é o verdadeiro incentivo que devemos dar ao agro: a confiança. É preciso dar tranquilidade ao produtor, que segue na luta diária, com manejo sustentável, postura inovadora e tecnologia de ponta. Em um setor tão vital, não devem pairar dúvidas. Se queremos um Estado mais competitivo, devemos desfazer as amarras que atrasam quem gera emprego e renda. Não se trata de pauta ideológica. É assunto de primeira hora, pelo avanço e pelo desenvolvimento do Rio Grande do Sul.

Ernani Polo | ernani.polo@al.rs.gov.br
Deputado estadual (PP) e ex-secretário da Agricultura