Leonardo Pascoal defende bloco regional da Bacia do Sinos

Pascoal é prefeito de Esteio e também presidente do Consórcio Pró-Sinos.

O presidente do Consórcio Pró-Sinos e prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal, voltou a defender a adoção das bacias hidrogråficas como critério para regionalização do saneamento båsico, conforme previsto na Lei 14.026/20. Ele participou, nesta semana, do seminårio promovido pela Associação dos Municípios da Região Metropolitana (Granpal) relacionado ao tema.

Receba as notĂ­cias de Esteio pelo WhatsApp

“Precisamos, de forma muito clara e assertiva, discutir a regionalização do saneamento porque, se esse tema não for bem definido, com a desestatização da Corsan, correremos o risco de eventualmente ter algumas dezenas de municípios sem viabilidade de um serviço economicamente viável para o atendimento do abastecimento de água e da coleta e tratamento de esgoto”, afirmou Pascoal no evento.

Para o presidente do consĂłrcio, a privatização da companhia e a regionalização do saneamento precisam ser discutidas paralelamente. “Hoje, um pequeno grupo de municĂ­pios acaba por financiar as operaçÔes da companhia. O governo do Estado vem propondo uma consulta pĂșblica nesse sentido, para que isso seja feito sem que haja risco para as cidades de menor porte”, observa.

Em abril deste ano, o presidente do PrĂł-Sinos e sua diretoria estiveram reunidos com o secretĂĄrio do Meio Ambiente e Infraestrutura do RS, Luiz Henrique Viana, e foi reforçada a proposta de adoção das bacias hidrogrĂĄficas como critĂ©rio para regionalização do saneamento. “Temos uma caminhada bastante significativa nessas organizaçÔes regionais e conhecemos profundamente a realidade das cidades que compĂ”em a Bacia HidrogrĂĄfica do Rio dos Sinos”, finaliza.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: ConteĂșdo protegido!