Presos de Canoas fazem sacos de dormir para moradores de rua

Diariamente, a PenitenciĂĄria Estadual de Canoas (Pecan) utiliza 540 caixinhas de leite. Em uma linha de produção, as embalagens sĂŁo lavadas, cortadas e secas para uma melhor aderĂȘncia. Depois, se juntam com os colchonetes costurados. Prontas, as mantas sĂŁo destinadas para moradores de rua em um projeto da Prefeitura de Canoas com a Susepe.

Receba as notĂ­cias de CANOAS pelo WhatsApp

A produção dos sacos de dormir Ă© realizada por apenados e utiliza como matĂ©ria-prima os itens de descarte da penitenciĂĄria. As mantas tĂ©rmicas, feitas com caixas de leite, estĂŁo sendo confeccionadas e distribuĂ­das por meio da Secretaria da Cidadania com a Susepe, para proteger do frio quem mora nas ruas. EstĂŁo sendo produzidos 150 sacos e a destinação serĂĄ dividida: 100 sacos para os moradores que foram acolhidos no Centro OlĂ­mpico Municipal e outros 50 serĂŁo entregues Ă s pessoas que nĂŁo aceitaram ir para o COM ou para o abrigo. A Secretaria da Cidadania doou os cobertores para a produção. 

O secretĂĄrio da Cidadania, Paulo Bogado, lembra que desde o inĂ­cio do acolhimento se começou a pensar em ideias para depois que o serviço no COM fosse encerrado. “NĂłs temos toda a matĂ©ria-prima, temos a mĂŁo de obra disponĂ­vel. Nos deparamos com a necessidade das pessoas que passam muito frio e percebemos que essa produção de mantas tĂ©rmicas poderia ajudĂĄ-las. É um trabalho lindo realizado pelos apenados e no final o sentimento de satisfação Ă© compensador”, lembra.

As caixinhas de leite contam com seis camadas de materiais, sendo quatro de polietileno (plåstico), uma de alumínio e uma de papel cartão. A junção dessas camadas permite refletir o calor e manter a temperatura corporal.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: ConteĂșdo protegido!