Vereadores de Canoas cobram do governador mais vacinas contra a Covid-19

Na sessĂŁo ordinĂĄria da CĂąmara de Vereadores de Canoas desta terça-feira (10), os parlamentares criticaram a diferença no nĂșmero de doses enviadas para Canoas em comparação com municĂ­pios com menos população, como Ă© o caso de Pelotas. 

Receba as notícias da AGÊNCIA GBC pelo WhatsApp

O vereador JosĂ© Carlos PatrĂ­cio (Progressistas) convocou uma mobilização dos vereadores para pedir ao Governo do Estado que mais doses sejam enviadas para o municĂ­pio. “Eu quero acreditar que nĂŁo Ă© por polĂ­tica, mas por incompetĂȘncia de organizar a logĂ­stica”, salientou. 

Diversos parlamentares fizeram coro ao pedido de PatrĂ­cio. O lĂ­der do governo na CĂąmara, vereador EmĂ­lio Neto (PT) afirmou que municĂ­pios administrados pelo partido do governador Eduardo Leite (PSDB) receberam mais doses. “Todas que recebem mais vacinas do que Canoas sĂŁo do PSDB. Isso nos induz a uma lĂłgica de que o governo prioriza aqueles municĂ­pios que sĂŁo governados pelo seu partido”. 

Ainda segundo EmĂ­lio Neto, isso vem ocorrendo desde o inĂ­cio da vacinação. “Isso nĂŁo Ă© mais um erro administrativo. Isto Ă© uma forma deliberada de prejudicar os canoenses. Eu considero isso crime. É um ato criminoso da secretĂĄria e de quem determinou que ela assim agisse”, defendeu. 

O prefeito de Canoas, Jairo Jorge, viaja na madrugada desta quarta-feira (11) para BrasĂ­lia, com o objetivo de tratar sobre o assunto, alĂ©m de outras agendas como educação e mobilidade urbana. O secretĂĄrio de Governança e Enfrentamento Ă  Pandemia, Felipe Martini, acompanha o prefeito na viagem. 

Entre as agendas da quarta-feira (11), o prefeito estarå representando o Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras (Conectar). As principais pautas que serão tratadas pelo Conectar são a aquisição de vacinas e de medicamentos que compÔe o kit intubação, a compra de produtos médicos e hospitalares, a participação do consórcio no Conselho Nacional de Representantes Estaduais (Conare) e possibilidade de redução do intervalo da Pfizer da AstraZeneca.

Durante a agenda em BrasĂ­lia, quem assume a Prefeitura Ă© o vice-prefeito, Nedy de Vargas Marques.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: ConteĂșdo protegido!