Canoas vai ter alerta sonora para acidentes de trânsito, tiros e arrombamento

O sistema vai facilitar e dar mais agilidade o atendimento das ocorrências

Em mais uma iniciativa inovadora da Secretaria de Segurança Pública de Canoas, foi firmada uma parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), campus Sapucaia do Sul, para desenvolver um sistema de alerta sonoro, que identifica e localiza acidentes de trânsito, disparos de arma de fogo, explosão e arrombamento de carro e de casa. Após detectar o sinistro, o sistema vai notificar automaticamente os órgãos de segurança pública.

Receba as notícias de Agência GBC no WhatsApp

A primeira reunião aconteceu em fevereiro e, nesta sexta-feira (20), o secretário da Segurança Pública, delegado Emerson Wendt, realizou uma reunião com os representantes do IFSul para analisar os equipamentos necessários para desenvolver o sistema.

De acordo com o professor do IFSul, Roberto Mauricio Bokowski Sobrinho, o modelo é similar ao Sistema de Detecção de Disparos de Arma de Fogo (SDD), desenvolvido pela empresa norte-americana Shot Spotter, que foi implementado em Canoas em 2010, no bairro Guajuviras. “Canoas já tem a experiência em trabalhar com um sistema de sinistros sonoros, possui alguns equipamentos disponíveis e tem pessoal da Guarda Municipal treinado e qualificado para operar o sistema”, explica o professor.

Para o secretário delegado Emerson, a parceria reforça o objetivo da Secretaria que é trabalhar com tecnologia, inteligência e prevenção. “A função do sistema é dar mais agilidade ao trabalho dos outros órgãos da administração pública, principalmente das forças de segurança. Mas também é uma forma de prevenir a violência, já que inibe a criminalidade, e aumenta a sensação de segurança dos canoenses”, afirma o secretário.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!