COZINHA SOLIDÁRIA: CICS Canoas promove drive thru para viabilizar projeto

Projeto foi idealizado pelo núcleo de gastronomia da entidade.

A CICS Canoas promove, através do seu Núcleo da Gastronomia, o Drive Thru Sopa do Bem, no dia 11 de setembro. O evento será das 11h às 14h, na Portaria 2 da Itati Águal Mineral (Rua Major Sezefredo, 771 – Canoas/RS).

Receba as notícias de CANOAS pelo WhatsApp

A ação, que tem como objetivo angariar fundos para a implantação da Cozinha Solidária, idealizada pelo Núcleo da Gastronomia e pelo Banco de Alimentos de Canoas, contará com o Chef Moises Basso comandando a cozinha no preparo dos kits.

Cada kit, que serve até duas pessoas, contêm sopa de capeletti, creme de ervilhas, creme de moranga, queijo ralado, tempero verde e croutons.

Os convites serão comercializados a R$ 50,00 por kit, e as vendas iniciam no dia 27/08 nos seguintes pontos de venda: Xis Rei, Kabana Pizzaria, Casa Rapach Pizzaria, Svariato Massas e Grelhados e CICS Canoas.

Cozinha solidária

O projeto da cozinha, idealizado pelo Núcleo da Gastronomia da CICS em parceria com o Banco de Alimentos de Canoas, nasceu da necessidade de suprir a carência de mão de obra capacitada e com conhecimento das atividades relacionados às funções de uma cozinha. O Banco de Alimentos possui espaço disponível para a instalação da cozinha, o que oportunizou a parceria com o Núcleo da Gastronomia.

A ideia é capacitar as pessoas da cidade de Canoas que são amparadas pelo Banco de Alimentos para que sua inserção ou reinserção no mercado de trabalho seja mais rápida, pois se sabe que candidatos com maiores qualificações tem mais chances de serem contratados do que aqueles que não têm aprimoramento algum. O Núcleo de Gastronomia da CICS oferecerá o conhecimento do setor para instruir e capacitar as pessoas que recebem auxílio do Banco de Alimentos.

Dessa forma, além de receberem alimentos para sua subsistência, os beneficiários poderão adquirir conhecimento e aprendizado relevante para o mercado de trabalho e, assim, terem mais chances de serem contratados, para sair, então, da situação de vulnerabilidade.

A formação de novos profissionais oportunizará ao setor da gastronomia de Canoas, especialmente, a contratação de colaboradores mais capacitados. O projeto tem o intuito de contribuir para o fortalecimento do setor na região, bem como de proporcionar a qualificação e a empregabilidade de pessoas em situação de risco social. A expectativa é de que o modelo a ser implantado, em parceria, possa servir de modelo a outros Municípios.

Investimento

O Projeto da Cozinha Solidária tem orçamento de R$ 60 mil para reforma e adaptação do prédio, bem como para aquisição de materiais de construção e de equipamentos e utensílios compatíveis a uma cozinha para capacitações, tais como: coifa, chapa, fogão, forno, geladeira, mesas, bancadas, entre outros.

O Núcleo da Gastronomia e o Banco de Alimentos qualificarão pessoas em situação de vulnerabilidade e desenvolverão projetos de educação nutricional, ministrando cursos de aproveitamento de alimentos para se evitar desperdício, por exemplo. As turmas serão de até 30 alunos por capacitação.

Para contribuir com a construção e instalação da Cozinha Solidária, você pode realizar sua doação pelo PIX 51984459742 (chave celular) ou por depósito bancário (Banco Sicredi – Agência 0116 – C/C 58662-5).

Interessados podem conseguir mais informações pelo telefone (51) 99778-0657, com a Coordenadora do Núcleo de Gastronomia da CICS Canoas, Daniela Cenedeze.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!