ESTEIO: animais começam a chegar para a Expointer 2021

Nesta segunda-feira (30) os primeiros animais começaram a chegar no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, para a 44ª Expointer. Os ovinos foram os primeiros a chegar. 

A feira ocorre entre os dias 4 e 12 de setembro e conta com 4.057 animais, sendo 2.825 de argola e 1.232 rústicos. A recepção dos animais de argola ocorre até sábado das 8h às 22h. Os animais que participam de provas podem ingressar no parque durante todo o decorrer da feira, dentro deste horário. Os expositores também precisam passar por triagem de equipes de saúde e apresentar teste negativo para Covid antes da entrada no parque.

Receba as notícias de ESTEIO pelo WhatsApp

Para a secretária da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR), Silvana Covatti, o momento da chegada dos animais é muito simbólico. “A partir de hoje, o parque passa a ser a casa, por alguns dias, do que há de melhor na nossa pecuária, que tem um nível de excelência no Estado. Além de festejarmos a nova condição sanitária de área livre de febre aftosa sem vacinação, também vamos comemorar nesta Expointer a safra recorde de soja do último verão e as boas projeções para as plantações de inverno”, destacou Silvana.

Os expositores buscam boas perspectivas de comercialização, com negócios sendo fechados durante a feira e ao longo de todo o ano. “Não tenho expectativa de levar títulos, mas venho aqui para poder vender os meus carneiros que ficam na minha casa. A feira é a vitrine do Rio Grande do Sul”, comentou Arocha que, pelo sexto ano, chega primeiro à Expointer. Ele conta que, ano passado, decidiu não participar por causa da pandemia. “Perdi gente na minha família, estava tudo complicado, tinha que ficar em casa né? Aí não viemos. Mas agora é preciso enfrentar essa Covid, nós vivemos disso, trabalhamos pra isso e temos que retomar a vida”, desabafou Arocha.

Novidade

A novidade deste ano no Pavilhão dos Bovinos de Corte na Expointer vai ser os nove exemplares da raça Murray Grey, que participam pela primeira vez da feira.

Para o criador e Presidente da Associação Brasileira de Murray Grey e Greyman (ABMGG), Luiz Carlos Ardenghy Sobrinho, da Cabanha Guarita, de Palmeira das Missões, a expectativa para a exposição é muito grande. “Para nós, a Expointer já está acontecendo. E como é um grande palco de negócios, esperamos vender embriões, sêmen, fechar novas parcerias, concretizar negócios e ir abrindo portas”, destaca.

Luiz Carlos trouxe a raça para o Brasil a partir de um primeiro contato que teve numa feira de Palermo, na Argentina, em 2013. “Me encantei com a raça e achei que poderia ser uma grande ferramenta para a pecuária brasileira. Na Argentina, ela foi utilizada como melhoradora da carne”, conta ele. Segundo o criador, é a primeira vez que a raça Murray Grey participa de uma exposição no Brasil.

Bolsonaro

O Presidente Jair Bolsonaro (sem partido) confirmou que virá para a Expointer este ano. A data ainda precisa ser confirmada oficialmente, mas ele já informou que pretende visitar a feira no dia 11 de setembro.

A abertura oficial será um dia antes, no dia 10 de setembro. Mas o presidente já informou à secretária da Agricultura, Silvana Covatti, que tem compromissos nesta data. Quem representará o Governo Federal será Tereza Cristina, ministra da Agricultura.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!