Acendimento da Chama Crioula marca abertura da 28ÂȘ Semana Farroupilha de Canoas

EstĂŁo previstos 24 espetĂĄculos nas oito noites

Receba as notĂ­cias de AgĂȘncia GBC no WhatsApp

Com a chegada de um grupo de cavalarianos da Associação das Entidades Tradicionalistas de Canoas (AETC) e o acendimento da Chama Crioula, o inĂ­cio da madrugada do dia 13 de setembro marcou a abertura do evento teste da 28ÂȘ Semana Farroupilha de Canoas. A cerimĂŽnia foi realizada na Pista de Tiro de Laço, construĂ­da no Parque Municipal Eduardo Gomes, que serĂĄ inaugurada, nesta segunda-feira (13), prĂłximo das 20 horas, minutos antes de começar a primeira noite de espetĂĄculos da programação. TambĂ©m estĂĄ prevista a entrega do Multipalco e dos galpĂ”es relocados, marcando a inauguração do Parque do GaĂșcho.

Durante a solenidade, o Hino Rio-Grandense foi cantado por Graciele de Souza, acompanhada do violĂŁo de Diego Lacerda. “É uma emoção esse momento. Temos que agradecer a Deus porque as coisas estĂŁo voltando a acontecer aos poucos. Esse ano, em especial, que faz uma homenagem aos Caminhos de Anita, fortalecendo a participação de todas as mulheres tradicionalistas”, comentou a cantora. Para o secretĂĄrio municipal da Cultura, Pinheiro Neto, a Chama Crioula representa a coragem e as tradiçÔes do povo gaĂșcho. Ele aproveitou para agradecer o empenho de todos os gaĂșchos e gaĂșchas que participaram da Cavalgada.

O prefeito de Canoas, Jairo Jorge, pediu um minuto de silĂȘncio em lembrança aos tradicionalistas canoenses que foram vĂ­timas da Covid-19. “A Chama Crioula representa a paixĂŁo pela cultura e pelas tradiçÔes. Representa a memĂłria dos que nĂłs perdemos, mas tambĂ©m dos nossos herĂłis, que tiveram a coragem de enfrentar o impĂ©rio. Lutamos por um ideal. Esse ideal, essa histĂłria, que evocamos essa Semana”, salientou. Conforme o prefeito, a Semana Farroupilha de Canoas jĂĄ Ă© a segunda maior do Estado e, em parceria com as entidades tradicionalistas, pode se tornar nĂșmero 1. “Seria mais fĂĄcil ter cruzados os braços. Mas, quero reafirmar o meu compromisso com o tradicionalismo e com a cultura na nossa cidade. AtĂ© 2024, vamos seguir investindo na ĂĄrea destinada ao Parque do GaĂșcho”, completou.

Principal sĂ­mbolo das comemoraçÔes dos festejos da Semana Farroupilha, a Chama Crioula ganhou um projeto inĂ©dito em Canoas. Um grupo de cavalarianos da AETC buscou a centelha no Ășltimo sĂĄbado (11), no Parque Olmiro BrandĂŁo, em Nova Santa Rita e depois seguiu com a Cavalgada Gilson Alves e Helias Peres. Antes da chegada ao Parque do GaĂșcho, o trajeto  passou em frente ao Paço Municipal e pelos Centros de TradiçÔes GaĂșchas (CTGs) de Canoas. Conforme o diretor de Tradicionalismo da Secretaria da Cultura, Elcion Brys Gularte, cerca de 100 gaĂșchos e gaĂșchas participaram da Cavalgada.

Saiba mais

O evento teste da 28ÂȘ Semana Farroupilha de Canoas de 13 a 20 de setembro, no Parque Eduardo Gomes. EstĂŁo previstos 24 espetĂĄculos nas oito noites. Todas as apresentaçÔes, alĂ©m de contar com um pĂșblico presencial inscrito para ocupar os 60 camarotes, terĂŁo transmissĂŁo online pelas pĂĄginas do Facebook e YouTube da Prefeitura de Canoas. A festividade vai exigir a vacinação Covid, pelo menos a primeira dose, e a testagem negativa feita por PCR ou antĂ­geno em atĂ© 72 horas. Mais informaçÔes no site www.canoas.rs.gov.br e nas redes sociais da Prefeitura.

Programação de Espetåculos

13/09

20h – Paulinho Mixaria

21h30 – Grupo Recuerdo

23h – TchĂȘ Barbaridade

14/09

20h – Fábio Duzac

21h30 – TchĂȘ Chaleira

23h – Os Monarcas

15/9

20h – Dante Ramon Ledesma

21h30 – GaĂșcho da Fronteira

23h – Renato Borghetti

16/09

20h – Cancioneiro

21h30 – CĂ©sar e RogĂ©rio Mello

23h – Os Fagundes

17/09

20h – Joca Martins

21h30 – Luis Carlos Borges

23h Shana MĂŒller

18/09

20h – Guri de Uruguaiana

21h30 – Pedro Ernesto Denardin

23h – Leandro Cachoeira

19/09

20h – Cristiano Quevedo

21h30 – Sandro Coelho

23h – TchĂȘ Guri

20/09

20h – GaudĂȘncio

21h30 – Elton Saldanha

23h – JoĂŁo Luis CorrĂȘa

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: ConteĂșdo protegido!