ATENÇÃO: Canoas vai parar de vacinar adolescentes contra a Covid-19

Receba as notícias de Agência GBC no WhatsApp

A vacinação de adolescentes sem comorbidades contra a Covid-19 está suspensa em Canoas. A decisão foi tomada após o Ministério da Saúde publicar uma nota técnica, na noite de quarta-feira (15), na qual não recomenda mais a aplicação da vacina no público de 12 a 17 anos.

O documento, assinado pela Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19, do governo federal, mantém apenas a orientação para que continue a vacinação em adolescentes que apresentem comorbidades ou deficiência permanente ou que estejam privados de liberdade. Segundo a nota, a revisão da recomendação inicial leva em consideração o fato de que a maioria dos adolescentes sem comorbidades acometidos pela Covid-19 apresentarem “evolução benigna”, apresentando-se assintomáticos. 

A nova orientação veio no mesmo dia em que Canoas iniciou a vacinação dos adolescentes de 17 anos. Entre a manhã e tarde de quarta-feira, 4.089 pessoas com 17 anos ou mais foram vacinadas nos 27 postos de saúde do município.

“Vamos aguardar novas orientações do Ministério da Saúde, até porque dependemos do envio de vacinas”, afirma o secretário municipal da Saúde, Maicon Lemos. Ele lembra, no entanto, que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já autorizou a vacinação da população de 12 a 17 anos com o imunizante da Pfizer. “Isso já demonstra que existe eficiência técnica comprovada”, acrescenta.

Segundo o secretário, enquanto aguarda uma resposta definitiva para essa questão, Canoas continuará com a repescagem para os maiores de 18 anos que ainda não fizeram a primeira dose. Também serão reforçadas as ações para aplicação da segunda dose e da dose de reforço para idosos e imunossuprimidos.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!