É HOJE: Delegado Emerson Wendt lança dois livros em Canoas

As duas obras serão lançadas na Livraria Santos, no ParkShopping Canoas

Patrícia Augsten

Receba as notícias de Agência GBC no WhatsApp

Com os avanços tecnológicos dos últimos anos, o crescente uso da internet, o trabalho remoto e o aumento da prestação de serviços por plataformas online, devido à pandemia da Covid-19, os crimes cibernéticos tiveram um salto neste período, entre eles: estelionato, extorsão, sequestro de conta e clonagem, fraudes eletrônicas, invasão, roubo, furto, vingança digital, crimes contra a honra, imagem e dignidade da pessoa humana.

Diante destas novas modalidades de crimes, a legislação e a investigação criminal são desafiadas. E é justamente sobre este novo cenário que um dos pioneiros na pesquisa sobre cibercrime e investigação criminal em fontes abertas, delegado Emerson Wendt, reflete e analisa em 520 páginas, divididas em dois livros.

Atual secretário de Segurança Pública de Canoas, com uma experiência de 23 anos como delegado da Polícia Civil no Rio Grande do Sul, na chefia da instituição durante três deles, e um arcabouço teórico-metodológico ímpar adquirido no mestrado e no doutorado (em andamento) em Direito, na Universidade La Salle, Wendt lança Infiltração Policial: da tradicional à virtual, escrito em parceria com Cristiano de Castro Reschke.

A obra traz à luz um dos assuntos mais instigantes na seara policial: a infiltração policial no contexto digital. O livro parte da teoria, passando pela história e avanços legislativos, abordando aspectos práticos e críticos desta técnica aliada da investigação criminal. Apresenta a infiltração física (tradicional) e a virtual ou cibernética, resultado da evolução das relações em ambiente de internet.

Outra obra que será lançada é o Investigação de Lavagem de Dinheiro e Enfrentamento à Corrupção no Brasil, que busca o compartilhamento de conhecimento por aqueles que já desenvolveram investigações diferenciadas nestas temáticas, aplicando o direito penal e o processual penal, com recursos tradicionais e também com uso de modernas e especiais ferramentas na busca da materialidade e autoria do crime.

As duas obras serão lançadas nesta quinta-feira (16), às 19h, na Livraria Santos, no ParkShopping Canoas.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!