ATENÇÃO: Canoas anuncia fim da restrição de horários para eventos e comércio

O prefeito de Canoas, Jairo Jorge (PSD), anunciou nesta sexta-feira (17) o fim das restrições de horário para o comércio em função da pandemia de Coronavírus. Desde abril deste ano, as atividades estavam liberadas para funcionar aos sábado das 5h às 20h. Ja de segunda a sexta-feira, a permissão era para funcionamento das 5h às 22h para a maioria dos segmentos. 

Na avaliação do prefeito, é momento de focar em uma retomada econômica. “Felizmente estamos vencendo a pandemia com mais de 92% da população adulta vacinada e apenas 11% de ocupação de leitos de UTI COVID. É preciso flexibilizar as regras para retomar o desenvolvimento econômico”, pontua.

Receba as notícias de CANOAS pelo WhatsApp

Ele pede que a população continue em alerta e observando os protocolos de distanciamento, uso de máscara e higienização com álcool. “Entendemos que é necessário apoiar os empreendedores, que tanto sofreram com as consequências da crise”, defende.

Entre as principais mudanças do novo decreto estão a possibilidade de aulas 100% presenciais para a Educação Infantil, 1º e 2º anos. Restaurantes poderão receber até 75% de sua capacidade.

Para missas e serviços religiosos, passa a ser permitida a ocupação máxima de 80% das cadeiras disponíveis no local. Para eventos infantis e sociais de entretenimento, o limite é de 50% da capacidade do local ou o teto máximo de 350 pessoas e continua proibido abrir pistas de dança ou similares. 

No caso de feiras, exposições corporativas, convenções ou congressos, passa a ser permitida a realização sem autorização até o limite de 400 pessoas. Eventos de até 2.500 participantes é necessária autorização e, além deste número, também necessita de protocolo no Governo do Estado.

Locais para atividades físicas como clubes, academias e piscinas continuam sem poder receber público espectador. Devem continuar com uma pessoa para cada 2 m² e ambiente arejado. Competições esportivas podem receber público, desde que exclusivamente sentado, com distanciamento e máscara. O teto de ocupação é de 40% neste caso. 

Cinemas, teatros, circos e demais casas de shows com auditórios passa a ser permitida a lotação máxima de 75% das cadeiras, com distanciamento de no mínimo 2 metros de cada grupo. 

Confira as regras para cada setor:

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!