Livros serão usados como armas contra o crime em Canoas

Prevenção também é uma arma contra o crime

Receba as notícias de Agência GBC no WhatsApp

Que a educação é a mais poderosa ferramenta na prevenção às violências e no enfrentamento à criminalidade já é de amplo entendimento na sociedade e entre especialistas da área. Por isso, a Secretaria de Segurança Pública de Canoas está lançando uma campanha para arrecadação de livros.

As obras serão destinadas aos Centros de Acesso a Direitos (CADs), localizados nos bairros Guajuviras e Mathias Velho. Nos locais, uma equipe multidisciplinar realiza o atendimento de adolescentes e jovens em dois programas: Cada Jovem Conta, que é voltado à prevenção do abandono e da evasão escolar; e o Presença, que atende jovens com maiores fatores de risco para a violência, especialmente os em cumprimento de medida socioeducativas e os que já estão evadidos das escolas.

A campanha parte da ideia de que a leitura é essencial para o desenvolvimento intelectual e criativo, para aprimorar a capacidade interpretativa e auxilia no processo de sociabilização e comunicação, sendo mais uma ferramenta na prevenção às violências e no combate ao bullying nas escolas. Também podem ser doados gibis, revistas e jogos.

Para o secretário de Segurança Pública, delegado Emerson Wendt, o enfrentamento à criminalidade precisa ir além do combate às consequências, precisa atingir suas raízes, a partir da prevenção. “Desde janeiro, um dos objetivos da Segurança Pública é a prevenção às violências. Acreditamos que devemos trabalhar não apenas de forma ostensiva no enfrentamento à criminalidade, mas, sobretudo, possibilitar oportunidades para crianças e jovens que se encontram em um contexto de violência, o que é uma das finalidades dos Centros de Acesso a Direitos”, explica o delegado Emerson.

Onde doar

Os canoenses podem doar os livros diretamente nos CADs, localizados na Rua Santa Catarina, 3420, bairro Mathias Velho; e na Avenida 17 de Abril, 1110, no bairro Guajuviras. Também é possível doar os livros diretamente na Secretaria de Segurança Pública, na Rua Humaitá, 130, Nossa Senhora das Graças.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!