Idosa de 84 anos Ă© amarrada na cama durante atendimento em UPA

Ela queria ir embora por causa da demora no atendimento.

No dia 3 de outubro, uma idosa de 84 anos buscou atendimento na Upa Central de Caxias do Sul. De acordo com familiares, a mulher sofria com problemas respiratórios, além de problemas crÎnicos no rim e pressão alta.

Ao buscar atendimento na unidade, a idosa alterou-se pela demora no atendimento, desejando ir embora jĂĄ que ela nĂŁo recebia a medicação para amenizar a dor que sentia. Diante disso, segundo o boletim de ocorrĂȘncia registrado pela famĂ­lia, ela foi ofendida verbalmente e amarrada na cama.

Receba as notĂ­cias pelo WhatsApp

O filho da idosa, relatou ainda, que na data com a ajuda de uma enfermeira, a mĂŁe relatou as agressĂ”es, as quais foram escritas em uma ata, para ser encaminhado a SĂŁo Paulo, atĂ© a central do InSaĂșde. De inicio a famĂ­lia nĂŁo teve acesso a este documento assinado, somente apĂłs algumas horas o filho conseguiu ler o relato da mĂŁe.

Atualmente, a idosa foi transferida para o Hospital Virvi Ramos para o devido atendimento. Os familiares realizaram um boletim de ocorrĂȘncia dos maus-tratos e vĂŁo buscar explicaçÔes com o apoio da justiça, jĂĄ que na visĂŁo deles os procedimentos adotados foram incorretos. A PolĂ­cia Civil estĂĄ investigando o fato.

A reportagem de Leouve entrou em contato com a Secretaria de SaĂșde de Caxias do Sul, a qual enviou a seguinte nota de esclarecimento.

“A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal de SaĂșde (SMS), informa que solicitou ao Instituto Nacional de Pesquisa e GestĂŁo em SaĂșde (InSaĂșde), responsĂĄvel pela administração da UPA Central, esclarecimentos sobre o atendimento prestado Ă  paciente. O Instituto respondeu que a paciente foi acomodada em leito durante todo o seu atendimento e que foi necessĂĄria a contenção mecĂąnica atĂ© que os medicamentos fizessem efeito. À Secretaria da SaĂșde, o InSaĂșde negou que a paciente tenha sido acomodada em poltrona ou destratada verbalmente. O Instituto afirmou que mesmo sem confirmação do ocorrido houve advertĂȘncia verbal e reorientação da equipe, e que a prĂłpria paciente assinou uma autorização para registro da queixa pois o acompanhante nĂŁo pĂŽde comparecer. A Secretaria Municipal da SaĂșde acrescenta, contudo, que vai apurar cuidadosamente os fatos para que as providĂȘncias necessĂĄrias sejam tomadas. A SMS reafirma sua postura de respeito Ă  saĂșde e contrĂĄria a quaisquer condutas de maus-tratos contra qualquer pessoa, seja idosa ou nĂŁo.”

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: ConteĂșdo protegido!