Homem condenado a 204 anos de prisão é nomeado por Leite em outro cargo

Ele pediu para sair da secretaria e foi realocado.

O governador Eduardo Leite (PSDB) nomeou para um cargo no Governo do Estado um ex-detento que foi condenado a 204 anos de prisão. Lacir Ramos, ex-detento e hoje pastor evangélico, recebeu indulto presidencial em 2007.

Após a ampla divulgação do fato na imprensa, Lacir pedir para sair do cargo para “não prejudicar” o secretário que o indicou. Ele havia sido empossado como chefe de seção na Secretaria de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo do RS. Agora, ele foi realocado para um cargo na Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda.

Receba as notícias pelo WhatsApp

Por meio de nota, a Casa Civil do Governo do Estado manifestou que é uma adequação ao processo de reforma administrativa. “Não há alteração de função. Ramos atuará em um projeto de qualificação profissional para egressos dos sistemas penal e socioeducativo durante ou após o cumprimento da pena”, diz a nota.

Conhecido pelo codinome Folharada, Ramos já foi condenado por roubo, furto, latrocínio e homicídio. Entre 1980 e 1990, ele fugiu cinco vezes da detenção. Esteve em 28 casas prisionais e cumpriu, ao todo, 29 anos de prisão.

A reportagem de Agência GBC tentou contato, mas ainda não obteve retorno. Para GZH na primeira nomeação, Lacir, que já foi considerado um dos criminosos mais perigosos do estado, disse que ainda não sabe exatamente qual deve ser sua nova função.

“Eu ainda não sei exatamente a função, mas tenho competência. Eu tenho competência para trabalhar em qualquer setor da sociedade, do serviço público. Trabalho na recuperação de presidiários. Apresentei mais de 20 certidões negativas. Eu já paguei minha pena. Atualmente, sou um ficha-limpa” garante.

Ramos foi beneficiado pelo indulto de Natal de 2006 pelo ex-presidente Lula e recebeu a liberdade no dia 31 de agosto de 2007. Ficou livre por se enquadrar nos critérios definidos pelo Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária.

“O preso reincidente que até o dia 25 de dezembro de 2006 tiver cumprido 20 anos ininterruptos de regime fechado será indultado”, diz o artigo, segundo o publicado por Lacir em sua autobiografia “Um milagre na cena do crime”.

Nota completa do Governo do RS

O Governo do Estado, por meio da Casa Civil, informa que a troca de cargo de Lacir Moraes Ramos é uma adequação ao processo de reforma administrativa do poder Executivo. Desde a publicação da nomeação para a Secretaria de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo, o governo esclareceu que ele seria transposto para um cargo na Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda, ato publicado na edição desta segunda-feira (18/10) do Diário Oficial do Estado.

Não há alteração de função. Ramos atuará em um projeto de qualificação profissional para egressos dos sistemas penal e socioeducativo durante ou após o cumprimento da pena. Autor do livro “Um milagre na escola do crime – condenado a 200 anos hoje livre!”, Lacir Moraes Ramos tem trajetória reconhecida em trabalhos de ressocialização de ex-apenados. A ressocialização é um direito, e cabe ao poder público trabalhar para garanti-lo de maneira plena.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!