Receba as notícias de Agência GBC no WhatsApp
A Polícia Civil deflagrou nesta quinta-feira (21) a Operação Isis, em Esteio. O objetivo era prender criminosos acusados de abuso sexual em crianças e adolescentes. Três bandidos foram presos.
Um dos presos é um homem de 52 anos. Ele estuprou a enteada de 11 anos. A vítima foi abusada na frente da irmã, uma bebê recém-nascida, filha do criminoso.
Já um homem de 52 anos, também preso preventivamente, abusou da enteada e uma amiga dela. As vítimas tinham dez e oito anos, respectivamente. Mas os crimes não pararam por aí. Uma menina de sete anos, amiga de suas filhas, também foi abusada.
O terceiro preso, um homem de 46 anos, abusou de duas sobrinhas dele. As irmãs, de oito e 12 anos, contaram que o crime acontecia quando a avó delas se ausentava de casa. Elas demoraram quatro anos para denunciar o crime pois tinham medo do investigado.
Segundo a delegada Luciane Bertoletti, que investigou os casos, esse tipo de delito acontece, na grande maioria das vezes, dentro de casa e no círculo de amigos, vizinhos e parentes, o que torna a comunicação do crime e a sua investigação complexa. O diretor da 2ªDPRM, delegado Mario Souza, explica que o envolvimento de pessoas próximas das vítimas nos crimes sexuais contra crianças e adolescentes, tem grande incidência, contudo, a Polícia Civil, aprimora a investigação continuamente, se qualificando no tema. Diante dessa realidade, é muito importante a participação da população, trazendo, ainda que anonimamente, o que viu, ouviu ou sofreu, para o estado poder agir, protegendo a vítima e levando os autores ao sistema judicial.