PARA EVITAR DIARREIA AGUDA | Corsan vai botar mais cloro na água

Mais de 2 mil pessoas já tiveram a doença

Receba as notícias de Agência GBC no WhatsApp

A Companhia Rio Grandense de Saneamento (Corsan) anunciou o aumento do nível de cloro na água distribuída aos consumidores. A medida é uma forma de prevenção contra a doença diarreica aguda. No dia 8 de outubro, o Rio Grande do Sul confirmou um surto da doença em 25 municípios, afetando mais de 2 mil pessoas desde agosto deste ano.

Conforme a Corsan, o abastecimento de água não tem relação com o surto. No entanto, a companhia aumentou os níveis de cloro em 80%, de 0,5 partes por milhão (ppm) para 0,9 ppm. “A companhia ressalta a importância da manutenção dos reservatórios domésticos limpos, desinfectados periodicamente e tampados para evitar qualquer contaminação”, diz a empres

Surto da diarreia aguda

Segundo a pasta, a principal hipótese é de que um norovírus esteja por trás do problema, que também causa dor abdominal, náusea, vômito e febre. Até a última quinta-feira (7), nove cidades já tinham confirmado a circulação do vírus – sendo que os primeiros casos ocorreram em agosto. Normalmente, surtos do tipo acontecem após o consumo de água ou alimentos contaminados. A transmissão também é possível pelo contato com superfícies, ou a partir das secreções das pessoas doentes.

A recomendação é que os infectados sejam colocados em repouso. No caso das crianças e dos idosos, também é necessário o aumento da ingestão de líquidos para evitar a desidratação. Em caso de sintomas mais graves, a orientação é de que os pacientes busquem atendimento em uma Unidade Básica de Saúde (UBS).

Prevenção

Uma série de medidas podem ser adotadas para evitar a doença que causa diarreia aguda. A SES orienta que a população consuma água somente de fontes seguras. O preparo de alimentos deve durar, no mínimo, cinco minutos nos locais colocados sob alerta. Também é fundamental a manutenção da higiene das superfícies e mãos.

Lista de municípios em alerta

– Barra Funda

– Bento Gonçalves

– Carlos Barbosa

– Caxias do Sul

– Colorado

– Dois Irmãos

– Esteio

– Garibaldi

– Horizontina

– Lavras do Sul

– Mato Leitão

– Monte Belo do Sul

– Morro Reuter

– Nova Prata

– Pinto Bandeira

– Porto Alegre

– Saldanha Marinho

– Santa Cruz do Sul

– Santa Maria

– Santa Rosa

 Santana do Livramento

– Santo Cristo

– São Marcos

– Sarandi

– Tucunduva

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!