Diante de um levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Segurança Pública de Canoas, em que foi verificado que alguns delitos que acontecem na cidade, como roubo a pedestres, não são registrados na Polícia Civil, ou seja, as vítimas não fazem o Boletim de Ocorrência (BO), mas são reportados por outros meios, como nas redes sociais da Prefeitura, foi lançada a ferramenta A Guarda Tá On.
O projeto, segundo a Prefeitura, quer melhorar a resposta no atendimento à comunidade. A iniciativa utiliza a plataforma chamada Be On, que pode ser baixada gratuitamente nas lojas de aplicativos, em que a população poderá reportar situações suspeitas, assaltos, acidentes de trânsito, incêndio, entre outras ocorrências, o que vai gerar um alerta instantâneo para o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) e para a Guarda Municipal.
Receba as notícias pelo WhatsApp
O secretário de Segurança Pública, delegado Emerson Wendt, explica que a ferramenta já foi testada internamente, para a verificação da gestão dos incidentes reportados. Agora, o objetivo é disseminar a utilização da ferramenta entre a população, já que ela tem um processo colaborativo e é gratuita.
“Recebemos reclamações de assaltos, mas o BO não é registrado e não temos, hoje, disponível nenhum tipo de alerta ou uma sistemática de ocorrências que não são registradas, mas são reclamadas. Por isso, estudamos a possibilidade da utilização de uma ferramenta colaborativa, que se mostrou eficaz. Agora, pedimos para que a população baixe o aplicativo e auxilie nossa Guarda Municipal, para que possamos qualificar ainda mais a segurança pública de Canoas e oferecer mais tranquilidade para os canoenses”, esclarece Wendt.
A ação é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Guarda Municipal de Canoas, em parceria com o App Be On e Instituto Cultural Floresta.
Sobre o Be On
O projeto de segurança com integração digital da comunidade foi iniciado recentemente em Porto Alegre e o APP já tem mais de 60 mil usuários e funciona como o Waze da Segurança.
O aplicativo pode ser baixado no link: http://www.appbeon.com/