11.9 C
Canoas
18 de julho de 2025

SEGURANÇA: Prefeitura lança aplicativo para registro de ocorrências em Canoas

Proposta é que sistema gere um alerta na hora para centro de controle.

Diante de um levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Segurança Pública de Canoas, em que foi verificado que alguns delitos que acontecem na cidade, como roubo a pedestres, não são registrados na Polícia Civil, ou seja, as vítimas não fazem o Boletim de Ocorrência (BO), mas são reportados por outros meios, como nas redes sociais da Prefeitura, foi lançada a ferramenta A Guarda Tá On.

O projeto, segundo a Prefeitura, quer melhorar a resposta no atendimento à comunidade. A iniciativa utiliza a plataforma chamada Be On, que pode ser baixada gratuitamente nas lojas de aplicativos, em que a população poderá reportar situações suspeitas, assaltos, acidentes de trânsito, incêndio, entre outras ocorrências, o que vai gerar um alerta instantâneo para o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) e para a Guarda Municipal.

Receba as notícias pelo WhatsApp

O secretário de Segurança Pública, delegado Emerson Wendt, explica que a ferramenta já foi testada internamente, para a verificação da gestão dos incidentes reportados. Agora, o objetivo é disseminar a utilização da ferramenta entre a população, já que ela tem um processo colaborativo e é gratuita.

“Recebemos reclamações de assaltos, mas o BO não é registrado e não temos, hoje, disponível nenhum tipo de alerta ou uma sistemática de ocorrências que não são registradas, mas são reclamadas. Por isso, estudamos a possibilidade da utilização de uma ferramenta colaborativa, que se mostrou eficaz. Agora, pedimos para que a população baixe o aplicativo e auxilie nossa Guarda Municipal, para que possamos qualificar ainda mais a segurança pública de Canoas e oferecer mais tranquilidade para os canoenses”, esclarece Wendt.

A ação é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Guarda Municipal de Canoas, em parceria com o App Be On e Instituto Cultural Floresta.

Sobre o Be On

O projeto de segurança com integração digital da comunidade foi iniciado recentemente em Porto Alegre e o APP já tem mais de 60 mil usuários e funciona como o Waze da Segurança.

O aplicativo pode ser baixado no link: http://www.appbeon.com/

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS