Mais de 150 animais esperam por um lar em Canoas

Quem adota, também ganha acompanhamento médico veterinário para garantir a saúde do animal

Receba as notícias de Agência GBC no WhatsApp

A Prefeitura de Canoas possui, atualmente, 125 cães, 12 gatos e 20 cavalos disponíveis para adoção responsável. Os 157 animais, vítimas de abandono ou maus tratos, estão à espera de um novo lar na sede da Secretaria Extraordinária dos Direitos dos Animais (SEDA), na Avenida Boqueirão,1986, Bairro Igara. No local, os bichinhos recebem atendimento veterinário e os cuidados diários da equipe de saúde animal. Todos são desverminados, castrados, vacinados e microchipados antes de ganharem um tutor definitivo.

A secretária adjunta da SEDA, Fabiane Tomazi Borba, destaca que o papel da Prefeitura é acolher os animais da melhor forma até encontrar uma família que possa dar o cuidado adequado. “A SEDA não é um canil, não é um local para os animais ficarem albergados permanentemente. É um espaço de passagem. Nosso objetivo aqui é prestar o melhor atendimento possível, fazer a castração, reabilitar os animais e encaminhá-los para lares que possam dar o amor, o carinho e atenção que eles tanto merecem. Por isso, as adoções são fundamentais, desde que sejam responsáveis”, ressaltou.

Em busca de um novo lar

Muitos são os exemplos dos cães, gatos e cavalos que estão na SEDA há muitos anos e que passam por um trauma por terem sido maltratados ou abandonados. Muitas vezes, eles chegam machucados, desnutridos e doentes. Como é o caso do gato George, de 3 anos, que precisou passar por uma cirurgia para a retirada de um olho. Ele foi entregue na SEDA por um senhor que encontrou o animal na rua, em condições precárias. Agora, o animalzinho está totalmente recuperado e disponível para adoção.

Quem também está à espera de um lar é a cadela Moa, de 5 anos, que vivia na casa de um acumulador de animais junto com outros 45 bichinhos. Ela foi encontrada em situação vulnerável, com condições mínimas de nutrição, saneamento e cuidados veterinários. Depois de passar por atendimento na SEDA, está pronta para ser adotada.

Como adotar

Quem deseja adotar um cão, gato ou cavalo, pode visitar a sede da SEDA, na avenida Boqueirão, 1986, no Bairro Igara, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. É preciso apresentar documento com foto e comprovante de residência, além de responder questionário sobre posse responsável e assinar termo de adoção, para demonstrar como será o cuidado com o animal. Em caso de adoção de gatos, é preciso levar caixa de transporte. Quem adota, também ganha acompanhamento médico veterinário para garantir a saúde do animal. Neste ano, já foram adotados mais de 200 animais.

Maus-tratos de animais é crime

Animais não são descartáveis e abandoná-los é crime, segundo a nova Lei Federal nº 14.064/20, que altera a Lei nº 9.605/1998, aumentando a pena de detenção para até cinco anos para crimes de maus-tratos a cães e gatos. Denúncias podem ser feitas à Central de Atendimento ao Cidadão (CAC), da Prefeitura de Canoas, através do número: 0800 5101234

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!