QUE NOJO | Mais de 20 hamburguerias compravam carne de cavalo

Carcaça dos animais foram encontradas enterradas em terreno.

Na manhĂŁ desta quinta-feira (18) o MinistĂ©rio PĂșblico do Rio Grande do Sul, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) – Segurança Alimentar, desencadeou em Caxias do Sul a Operação Hipo.

HĂĄ cerca de dois meses, as fiscalizaçÔes se intensificaram apĂłs denĂșncias de que uma chĂĄcara no distrito de Forqueta, era utilizado para abate de cavalos, posteriormente a carne era vendida para hamburguerias, lancherias e mercados do municĂ­pio. Os animais abatidos eram comprados a baixo custo, sendo oriundos de furtos.

Receba as notĂ­cias pelo WhatsApp

ApĂłs o abate, as carnes eram levadas para uma hamburgueria clandestina. Neste ponto, as carnes eram processadas e os hambĂșrgueres produzidos. Seis integrantes da quadrilha foram presos nesta manhĂŁ, um deles era responsĂĄvel para vender os alimentos aos estabelecimentos comerciais.

De acordo com o promotor de Justiça Alcindo Luz Bastos da Silva Filho, coordenador do Gaeco – Segurança Alimentar, trĂȘs lancherias foram visitadas. O DNA de cavalo foi identificado na carne de lanches adquiridos de dois dos estabelecimentos: MĂ­rus HambĂșrguer Ltda. ME e Natural Burguer.

No celular de um dos envolvidos, cerca de 20 estabelecimentos comerciais estavam fazendo pedidos entre ontem e hoje em Caxias do Sul.  Ainda, segundo Alcindo Bastos, hĂĄ informaçÔes preliminares de que em torno de 60% das hamburguerias de Caxias do Sul adquiriam produtos desse grupo. Os proprietĂĄrios desses estabelecimentos serĂŁo ouvidos ao longo deste final de semana.

” VĂŁo ser ouvidos necessariamente todos os proprietĂĄrios desses estabelecimentos que nos identificarmos, eles vĂŁo ter que justificar de que forma estavam adquirindo produtos, primeiro lugar sem nenhuma inspeção, sem nota fiscal, sem validade, sem rotulagem, nĂŁo era de uma empresa que eles estavam comprando, estavam comprando diretamente de uma pessoa fĂ­sica com as condiçÔes de higiene horrorosas, as piores possĂ­veis, vĂŁo ter que justificar. Agora a questĂŁo do conhecimento da composição com carne de cavalo, isso Ă© uma situação vai ser mais complexa de elucida, atĂ© porque com a prĂłpria repercussĂŁo da operação talvez alguns ai tentem apagar vestĂ­gios.”

Nesta quinta-feira (18) na chĂĄcara inĂșmeras carcaças foram encontradas enterradas, ainda foram apreendidos cerca de 200kg de costelas de cavalo. Em outros dois pontos fiscalizados pelo GAECO houve a apreensĂŁo de 500kgs de hambĂșrgueres, 830kgs de carnes de cavalos e 115 kgs de carne de suĂ­nos. NĂŁo se descarta a possibilidade que o grupo tenha atuação em outros municĂ­pios da Serra GaĂșcha.

Em torno de 70 agentes do MPRS, Brigada Militar e secretarias de Estado da SaĂșde e da Agricultura, PecuĂĄria e Desenvolvimento Rural participaram da ação, que prendeu seis pessoas, vistoriou oito pontos e incluiu o cumprimento de 15 mandados de busca e apreensĂŁo. Das seis pessoas duas delas eram antigos proprietĂĄrios de mercados, que tiveram seus estabelecimentos fechados pela VigilĂąncia SanitĂĄria de Caxias do Sul.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: ConteĂșdo protegido!