19 C
Canoas
13 de setembro de 2025

Policiais de Esteio prendem criminosos que vendiam casas e nunca entregavam

O prejuízo passa dos R$ 600 mil

Receba as notícias de Agência GBC no WhatsApp

A Delegacia de Polícia de Esteio, na Região Metropolitana, deflagrou uma operação contra criminosos que aplicavam o “Golpe da Venda da Casa”. Foram cumpridos quatro mandados de prisão preventiva e três de busca e apreensão em Esteio, São Leopoldo e Uruguaiana.

Segundo a investigação, o golpe funciona da seguinte forma: os criminosos anunciam o imóvel nas redes sociais em um valor muito abaixo do praticado no mercado. Esses anúncios são feitos em sites renomados e destinados apenas para compra e venda de propriedades.

Após o anúncio, a vítima contava os criminosos que já a direcionavam para o WhatsApp. Em seguida, é feito o convite e definida uma data para visitação e vistoria no imóvel. Após a negociação e o acerto do valor da entrada, com o pagamento do sinal, a vítima é levada ao Tabelionato para os trâmites burocráticos. Porém, é apenas realizado um simples reconhecimento de firma das assinaturas.

Após o fim do prazo acordado para a entrega do imóvel, a vítima começa a ser ameaçada e constrangida pelas redes sociais. Um criminoso informa ser o real proprietário do bem e alegando que a venda foi feita por sua ex companheira, sem o seu consentimento. Para colocar mais medo, ele diz ser integrante de facção e presidiário, ameaçado colocar fogo no bem, caso o comprador se aproxime da propriedade.

Grande parte das vítimas, quando começa a ser ameaçada, já quitou mais de 70% do imóvel. “A investigação apurou, ao menos, nove vítimas do esquema. O prejuízo, no total, passa dos R$ 600 mil”, conta a delegada Luciane Bertoletti.

Segundo o diretor da 2ª Delegacia de Polícia Regional Metropolitana (2ª DPRM), delegado Mario Souza, informa que o objetivo agora é identificar outras vítimas do golpe. “Alertamos que, quando forem adquiriu um imóvel, procurarem instituições com alguma credibilidade e desconfiarem quando o preço for muito abaixo daquele praticado no mercado”, enfatiza.

Agência GBC
Agência GBC
A Agência GBC é um portal de notícias administrado pelo Grupo Brasil de Comunicação. Com sede em Canoas, no Rio Grande do Sul, a equipe cobra fatos locais, regionais e nacionais.
MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS