Policiais de Esteio prendem criminosos que vendiam casas e nunca entregavam

O prejuĂ­zo passa dos R$ 600 mil

Receba as notĂ­cias de AgĂȘncia GBC no WhatsApp

A Delegacia de PolĂ­cia de Esteio, na RegiĂŁo Metropolitana, deflagrou uma operação contra criminosos que aplicavam o “Golpe da Venda da Casa”. Foram cumpridos quatro mandados de prisĂŁo preventiva e trĂȘs de busca e apreensĂŁo em Esteio, SĂŁo Leopoldo e Uruguaiana.

Segundo a investigação, o golpe funciona da seguinte forma: os criminosos anunciam o imĂłvel nas redes sociais em um valor muito abaixo do praticado no mercado. Esses anĂșncios sĂŁo feitos em sites renomados e destinados apenas para compra e venda de propriedades.

ApĂłs o anĂșncio, a vĂ­tima contava os criminosos que jĂĄ a direcionavam para o WhatsApp. Em seguida, Ă© feito o convite e definida uma data para visitação e vistoria no imĂłvel. ApĂłs a negociação e o acerto do valor da entrada, com o pagamento do sinal, a vĂ­tima Ă© levada ao Tabelionato para os trĂąmites burocrĂĄticos. PorĂ©m, Ă© apenas realizado um simples reconhecimento de firma das assinaturas.

Após o fim do prazo acordado para a entrega do imóvel, a vítima começa a ser ameaçada e constrangida pelas redes sociais. Um criminoso informa ser o real proprietårio do bem e alegando que a venda foi feita por sua ex companheira, sem o seu consentimento. Para colocar mais medo, ele diz ser integrante de facção e presidiårio, ameaçado colocar fogo no bem, caso o comprador se aproxime da propriedade.

Grande parte das vítimas, quando começa a ser ameaçada, já quitou mais de 70% do imóvel. “A investigação apurou, ao menos, nove vítimas do esquema. O prejuízo, no total, passa dos R$ 600 mil”, conta a delegada Luciane Bertoletti.

Segundo o diretor da 2ÂȘ Delegacia de PolĂ­cia Regional Metropolitana (2ÂȘ DPRM), delegado Mario Souza, informa que o objetivo agora Ă© identificar outras vĂ­timas do golpe. “Alertamos que, quando forem adquiriu um imĂłvel, procurarem instituiçÔes com alguma credibilidade e desconfiarem quando o preço for muito abaixo daquele praticado no mercado”, enfatiza.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: ConteĂșdo protegido!