RASTRO DE DESTRUIÇÃO | Sobe para 75 o número de casas destalhadas durante temporal em Canoas

Mais de 100 árvores caíram no município.

A Coordenadoria de Defesa Civil de Canoas divulgou, neste sábado (27), um balanço dos estragos provocados pelo temporal que atingiu a cidade na última quinta-feira (25). De acordo com o levantamento, houve o registro de ao menos 75 casas destelhadas e 102 árvores derrubadas. As equipes da Defesa Civil e das subprefeituras contabilizam 198 atendimentos e 21 vistorias em geral, além da distribuição de 2.250 metros de lonas para a cobertura de residências atingidas.

O temporal também provocou falta de energia em diversos pontos da cidade, danificando semáforos, placas de sinalização e muros, além de causar alagamentos temporários. As secretarias de Serviços Urbanos e de Obras disponibilizam caminhões e retroescavadeiras para auxiliar na remoção dos galhos e das árvores, com as estruturas comprometidas.

As subprefeituras atuaram nos bairros de referência para a desobstrução e limpeza dos bueiros, além de suporte no recolhimento dos galhos. As casas de bombas 4, 6, 7 e 8 funcionaram dentro da normalidade. Já as casas de bombas 1, 2, 3 e 5 não precisaram ser acionadas.

A Prefeitura de Canoas, através das subprefeituras e das secretarias de Serviços Urbanos, de Obras e de Meio Ambiente, segue realizando um mutirão para restauração de todos os serviços públicos e a limpeza da cidade, em conjunto com o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e concessionária de energia.

Em caso de emergências, os canoenses podem entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone: 99322-5764.

Temporal provocou estragos na cidade

O temporal da quinta-feira (25) registrou ventos que chegaram a 109km por hora, segundo a Base Aérea de Canoas. Em pouco mais de 1h, choveu cerca de 30% da média do mês (104mm), o que causou transtornos à população em algumas regiões da cidade, como queda de árvores, destelhamento de residências, queda no fornecimento de energia elétrica e alagamentos. Na sexta-feira (26), também houve chuva esparsa, mas não chegou a causar prejuízos na cidade. 

Defesa Civil

A Coordenadoria de Defesa Civil de Canoas está à disposição da população 24h por dia, para casos de emergência em função de estragos como granizo, temporal e alagamentos. Atua com medidas preventivas de socorro, assistenciais e recuperativas, de forma a evitar, prevenir ou minimizar as consequências de desastres, dando suporte e assistência às populações atingidas e restabelecendo o bem-estar social.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!