Receba as notícias de Agência GBC no WhatsApp
A Secretaria Estadual da Saúde confirmou o primeiro caso de influenza A-H3N2 em um morador de Canoas. Trata-se de uma jovem, na faixa dos 20 anos, que apresentou os sintomas gripais na última semana, quando foi coletado material para análise, exame que é realizado pelo Laboratório Central do Estado do Rio Grande do Sul (LACEN). A mulher foi acompanhada por uma equipe de saúde e já se recuperou da doença. Atualmente não existem em Canoas outros casos em análise pelo LACEN, nem suspeitos.
A Secretaria da Saúde reforça a necessidade da vacinação da influenza A em toda população. O imunizante está disponível em todas as unidades de saúde, exceto a Primeiro de Maio. Os sintomas são muito parecidos com os da Covid-19, como febre, dores no corpo e tosse. Por este motivo, é muito importante buscar orientação médica. Em Canoas, as UPAS Hugo Simões Lagranha, no Rio Branco e a UPA Carlos Giacomazzi, no Guajuviras, são referências para atendimento de casos respiratórios. O atendimento nestes locais é 24 horas.
As medidas de prevenção são as mesmas das recomendadas ao coronavírus, como o uso de máscaras, higienização das mãos, distanciamento interpessoal, ventilação de ambientes e vacinação.

