Posto de saúde é reformado e ampliado em Esteio

O investimento próprio da Prefeitura foi de R$ 112,1 mil.

Receba as notícias de Agência GBC no WhatsApp

A Prefeitura de Esteio entregou as obras de reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Luiz Fernando Pereira Cachoeira, novo nome da UBS Esperança, no Bairro São José. As intervenções aumentaram a área do posto de saúde de 83,97 m² para 93,10 m², com a construção de uma nova estrutura na parte frontal do prédio, que será utilizada como sala de vacinação – a unidade era a única do Município a não oferecer esse serviço.

O prefeito Leonardo Pascoal destacou as qualificações promovidas no local. “Estamos felizes em poder entregar mais uma unidade de saúde reformada, com melhores condições para atender a população e para os servidores trabalharem. Além disso, agora todos nossos postos de saúde oferecem vacinação, uma importante medida nos cuidados contra doenças, como estamos vendo com a campanha de imunização contra a covid-19”, apontou.

Ele aproveitou para agradecer a secretária municipal de Saúde (SMS), Ana Boll, pelo trabalho em frente a pasta. Ela deixou o cargo no dia 1° de janeiro para assumir a direção-geral da Fundação de Saúde Pública São Camilo de Esteio (Hospital São Camilo). “Obrigado pelos esforços para buscar oportunizar o acesso à saúde de qualidade para toda a população, trazendo para nossa comunidade o melhor que o SUS pode oferecer”, afirmou o prefeito.

Em sua fala, Ana lembrou que a unidade atende a uma população de 3,5 mil pessoas que vivem no entorno. “É muito importante poder entregar um equipamento renovado tão importante para essa comunidade. Nossa equipe vem fazendo um SUS de excelência aqui em Esteio, o que não é fácil no atual momento, mas que só é possível porque temos pessoas que pegam junto. Aqui se faz a diferença quando se pensa que não podemos fechar ou deixar de oferecer serviços”, salientou a secretária.

As intervenções na UBS Dr. Cachoeira envolveram, ainda, reforma de dois consultórios médicos, da sala da enfermagem, do ambulatório, da sala de espera/recepção, da cozinha e de dois banheiros, um exclusivo para funcionários e outro para o público geral, adaptado para pessoas com necessidades especiais. O piso interno foi substituído, assim como as divisórias, com a instalação de estruturas em gesso acartonado com isolamento acústico nos consultórios médicos. Foram realizadas troca de forro, de esquadrias, das redes elétrica e hidráulica e dos aparelhos hidrossanitários, instalação de piso podotátil e pintura em geral. O investimento próprio da Prefeitura foi de R$ 112,1 mil.

Homenagem

Luiz Fernando Pereira Cachoeira tornou-se o “médico do Bairro Tamandaré”, trabalhando por décadas nos hospitais São Camilo, em Esteio, e Getúlio Vargas, em Sapucaia do Sul. Ele faleceu no passado mês de abril, aos 74 anos, em decorrência de complicações causadas pela covid-19.

Luiz Antônio, filho de Cachoeira, agradeceu a homenagem ao médico. “Quero aproveitar para ressaltar algumas virtudes que ele nos ensinou, como a simplicidade, a prontidão para o serviço e a tranquilidade e a calma que tinha, o que era uma expressão da sua humanidade, de seu interesse por estar com as pessoas”, disse.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!