Vacinação de crianças em Canoas contra a Covid-19 deve começar ainda em janeiro

Em Canoas, não vai ter a necessidade de apresentação de atestado médico para crianças saudáveis

Receba as notícias de Agência GBC no WhatsApp

As crianças de Canoas já podem começar a preparar o braço: a vacina contra a Covid-19 deve chegar ainda em janeiro. Nesta segunda-feira (3) o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou que as vacinas da Pfizer começam a chegar na segunda quinzena deste mês.

“Na segunda quinzena de janeiro, as vacinas (para crianças) começam a chegar e serão distribuídas, como nós temos distribuído”, disse Queiroga ao ressaltar que o Brasil será um dos “primeiros países para distribuir vacinas para crianças”. Entretanto, diversos países já imunizam essa faixa etária desde o ano passado.

A vacinação para crianças de 5 a 11 anos foi autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no dia 16 de dezembro. Desde então, o governo alegou não haver necessidade de urgência para o início da aplicação.

Sem autorização médica

Na cidade, não vai ter a necessidade de apresentação de atestado médico para crianças saudáveis. A afirmação foi dada pelo Secretário Municipal da Saúde, Maicon Lemos.

Maicon explica que com base em estudos científicos, a Comissão Intergestores Bipartite (CIB) descarta a necessidade de atestado para imunizar crianças, visto que a vacina da Pfizer já está autorizada pela Anvisa e é aplicada em diversos países, sem efeitos colaterais e com grande efetividade no combate à disseminação da Covid. “O nosso entendimento é o mesmo da CIB. Sendo assim, a apresentação do atestado só é recomendada nos casos em que a criança apresente alguma doença ou restrição”, pondera.

A vacina para este público tem o mesmo princípio ativo da que é aplicada nos jovens e adultos, porém, a dosagem é diferente. Para evitar erros na aplicação, a dosagem disponível no frasco e as cores de rótulo e tampa são diferentes da direcionada ao público jovem e adulto. A fabricante Pfizer garante que a vacina é segura e tem 90,7% de eficácia na infecção por Covid-19.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!