PREPARE-SE | Defesa Civil de Canoas emite alerta para calorão que pode passar dos 42°C

Os picos de temperatura podem chegar aos 42°C no sábado

Receba as notícias de Agência GBC no WhatsApp

A Coordenadoria da Defesa Civil de Canoas emitiu alerta, nesta segunda-feira (10), para uma forte onda de calor nos próximos dias. O órgão adverte que esta semana deve ser uma das mais quentes na cidade. Fato notável, já que são raras as ocasiões de registro de temperaturas tão elevadas desde que tiveram início as medições meteorológicas no estado, em 1910.

Com a forte onda de calor, as máximas devem marcar acima dos 40ºC e não são descartados picos de temperaturas de até 42ºC, a princípio no sábado (15). Já nesta terça-feira (11), os termômetros devem superar os 35ºC.

A condição durante a semana será de tempo seco e com muito sol. A Defesa Civil recomenda o uso moderado e racional da água potável, principalmente nesses primeiros meses do ano, onde os rios estão sofrendo com a estiagem e a evaporação, provocando a redução no nível da água.

Conforme o secretário da Defesa Civil, Igor de Sousa, é preciso estar atento à acentuada elevação da temperatura. “O calor excessivo representa risco de hipertemia que, em alguns casos, podem comprometer o metabolismo do corpo humano, então todo cuidado é pouco”, destacou.

A Defesa Civil também alerta para que as pessoas evitem a exposição ao sol entre as 10h e às 16h, mantenham-se hidratadas – ingerindo bastante líquido, estejam atentos ao consumo consciente e a economia de água. As condições climáticas também são propícias para incêndios. É importante que se evite jogar pontas de cigarros acesas em locais perto de mato ou vegetação, madeira, papel ou outro tipo de material de fácil combustão. A previsão é de que o forte calor permaneça na região até a próxima semana.

Confira algumas dicas para evitar problemas de saúde durante a estiagem:

* Beba muita água

* Aumente o consumo frutas e vegetais na alimentação

* Mantenha o ambiente umidificado com equipamentos, toalhas úmidas ou bacias com água distribuídas pelos cômodos. (Não deixe água parada por muito tempo em casa, para evitar que o local se torne um criadouro de insetos transmissores de doenças, como o mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue. O ideal é trocar a água de baldes e bacias, diariamente)

* Limpe a casa com pano úmido

* Mantenha portas e janelas abertas, para melhorar a circulação do ar no ambiente

* Higienize os olhos com algodão úmido para evitar irritações, conjuntivites e outros problemas oculares

* Nunca fume em ambientes fechados

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!