ATENÇÃO CANOAS | Município registra 483 testes positivos para Covid-19 em um dia

Prefeitura aguarda resultado dos exames enviados para laboratórios.

A Central de Testagem do Centro, localizada na Estação Canoas, da Trensurb, realizou 732 testes rápidos de antígeno neste sábado (15). Destes, 281 tiveram resultado positivo, o que representa 38,38%, e 451 negativos. Foram feitas, ainda, 5 coletas de RT- PCR, que são enviadas para exame em laboratório.

Já o Plantão Covid, até às 19h, as unidades de saúde Niterói, Rio Branco, União dos Operários e Guajuviras registraram, no total,  635 acolhimento. Foram 319 consultas médicas e 538 testes antígeno (com resultado em 15 minutos), dos quais 202 (37.54%) tiveram resultado positivo. Também foram contabilizados 64 exames de RT- PCR (que é enviado para laboratório), de acordo com a indicação médica.

A testagem em massa foi uma estratégia adotada pela Prefeitura de Canoas, nesta nova onda da Covid-19, impulsionada pela variante ômicron, que é mais contagiosa.

Paralelo a isto, o município continua disponibilizando todas as doses da vacina. Neste sábado (15), a Central de Vacinas, também na Estação Canoas da Trensurb, permaneceu aberta entre às 8h e 17h e aplicou 567 doses dos imunizantes. A vacinação será retomada na segunda-feira.

Os Plantões Covid foram retomados no último final de semana, 8 e 9 de janeiro, também em uma ação da Prefeitura de Canoas para atender à demanda e evitar uma maior propagação da Covid-19. Por isso, é importante manter os cuidados com uso da máscara, álcool gel e distanciamento social. Diante de qualquer sintoma ou contato com positivados é importante procurar atendimento em qualquer uma das quatro unidades abaixo. 

O atendimento nos plantões é exclusivamente para pessoas com sintomas respiratórios e suspeitos de Covid-19. Além de consultas com profissionais de saúde, caso o médico avalie necessário, o paciente será encaminhado para fazer testes rápidos e o RT-PCR (cotonete) no local. 

Pessoas com outros sintomas
Quem não apresentar sintomas de Covid-19, como sintomas respiratórios, e precisar de atendimento no fim de semana deve procurar três UPAs:

Liberty Dick Conter – Bairro Mathias Velho, que atende 24 horas e está localizada na Rua Caçapava, 201.

UPA Carlos Giacomazzi – a chamada UPA Boqueirão, na Avenida Boqueirão, 2900, Bairro Guajuviras, onde são realizadas consultas pediátricas, de adultos e de idosos. O local funciona 24 horas.

Nova UPA do Idoso –  Rua José de Alencar, s/nº, em frente à Praça Cônego Lotário Steffens, no Bairro Rio Branco. O funcionamento é de segunda a sábado, das 7h às 19h. O atendimento é exclusivo para pessoas com 60 anos ou mais, sem sintomas gripais.

Plantão Covid

Atendimento7h às 19h

Rio Branco  (Edgar Fritz Müller, 83, Bairro Rio Branco)

Guajuviras  (Av. 17 de Abril, 1991, Bairro Guajuviras)

Niterói (Marechal Rondon, 132, Bairro Niterói)

União dos Operários (Rua São Borja, 395, Bairro Mathias Velho)

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!