Prefeitura diz que Nova Santa Rita pode ficar sem água por tempo indeterminado

Acompanhe a Agência GBC no Instagram

Moradores de Nova Santa Rita estão sem água desde o início da manhã desta segunda-feira (24). O motivo, de acordo com a Corsan, foi uma mancha de óleo que apareceu no Rio dos Sinos no trecho em que a água é captada para o abastecimento.

Segundo a empresa, o abastecimento não será reestabelecido enquanto o rio seguir liberando poluentes. A previsão dada aos consumidores é que a água deverá retornar até o final da noite.

Porém, para tentar reestabelecer o abastecimento, de acordo com o secretário Municipal de Meio Ambiente, Leonardo Martins, será feita uma força tarefa conjunta entre a companhia e a prefeitura para tentar isolar a mancha de óleo e conseguir realizar a captação. Mas, se o procedimento não der certo, o município poderá ficar sem o abastecimento por tempo indeterminado. “Não tem como fazer a captação enquanto o óleo estiver por ali. O fornecimento foi interrompido porque não tem como garantir a qualidade do abastecimento para a população.”

Investigação

Ainda conforme Martins, a Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler (FEPAM) e a Patrulha Ambiental da Brigada Militar (PATRAM) estão apurando a origem da mancha. “Junto com eles, a gente circulou por todo o leito do rio para tentar encontrar onde surgiu o problema, mas ainda não localizamos”, afirma.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!