Presos de Canoas terão pena diminuída por lerem livros

Projeto busca reflexão sobre temas importantes e a redução do ócio no cumprimento da pena.

Na última terça-feira (25), a Penitenciária Estadual de Canoas I (Pecan I) realizou a primeira avaliação do Programa de Remição Pela Leitura, que efetiva o direito dos apenados de diminuir a pena por meio de práticas sociais, educativas e de leitura. Inicialmente, foram 14 detentos que participaram da modalidade, implantada no final do ano passado. 

A iniciativa, além de ser um incentivo à leitura, também é uma forma de contribuir para a formação pessoal dos detentos, possibilitando reflexões sobre diversos assuntos e a diminuição do ócio durante o cumprimento da pena. Em suma, ao longo de cerca 30 dias, eles fizeram resumos de um total de 13 livros, comprovando que realizaram a leitura e entenderam o contexto da obra.

Nesta primeira amostra do projeto, algumas das leituras foram: “Clara dos anjos”, de Lima Barreto, “A mão e a luva”, de Machado de Assis, “O cortiço”, de Aluísio de Azevedo, “A hora da estrela”, de Clarice Lispector, “O pagador de promessas”, de Dias Gomes, “Reunião de família”, de Lia Luft, “A moreninha”, de Joaquim Manuel de Macedo, e “Iracema”, de José de Alencar.

Os livros pertencem ao acervo da própria penitenciária que, em novembro de 2021, foi reforçado com doações do banco de livros do estado. Conforme reforça a TSP psicóloga Fernanda Vieira Cunha, a ideia é estimular e valorizar a leitura por meio da remição de pena. “Além de ampliar os conhecimentos e a reflexão crítica, a leitura auxilia na manutenção da saúde mental”, completou.  

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!