Candidatos reclamam de irregularidades no concurso da Brigada Militar

Siga a AgĂȘncia GBC no Instagram

Nesta segunda-feira (31), a Brigada Militar (BM), atravĂ©s do Departamento Administrativo, reuniu-se com a Direção da FUNDATEC, solicitando esclarecimentos sobre os fatos veiculados nas redes sociais sobre possĂ­veis irregularidades no Concurso PĂșblico para o Cargo de Militar Estadual na Graduação de Soldado NĂ­vel III.

De acordo com a BM, a FUNDATEC, empresa contratada para a realização do Concurso, expedirĂĄ um comunicado de forma a esclarecer e informar os procedimentos quanto a realização da 1ÂȘ Fase (Prova Objetiva) no Ăąmbito de sua responsabilidade contratual.

Por fim, a BM ratificou que a prova realizada no Ășltimo domingo (30) foi de competĂȘncia exclusiva da empresa contratada.

A Fundatec emitiu nota sobre a situação. (veja abaixo)

Entenda o caso

No Ășltimo domingo (30), foram realizadas as provas do concurso pĂșblico da Brigada Militar do Estado, na regiĂŁo Metropolitana de Porto Alegre. As provas foram aplicadas pela Fundatec e deverĂŁo ter seu gabarito divulgado na terça, 1° de fevereiro. Mas uma polĂȘmica ganhou as redes sociais nesta noite de domingo: candidatos apontam falhas na fiscalização das provas, que teriam tido brechas que permitiram o uso de telefones celulares, algo que Ă© proibido em concursos.

Prints de redes sociais davam conta inclusive de publicaçÔes em redes nas salas de provas e inconformados, candidatos pedem à Fundatec a anulação das provas. Além disso, a fiscalização teve falhas ao fiscalizar os candidatos para que não cometessem irregularidades sob pena de desclassificação.

Nota da Fundatec

Em relação ao Concurso PĂșblico da Brigada Militar (Soldado NĂ­vel III) e em razĂŁo de comentĂĄrios veiculados nas redes sociais, a FUNDATEC – Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e CiĂȘncias esclarece:

O concurso teve mais de 52 mil candidatos inscritos, e a prova objetiva foi aplicada no Ășltimo domingo, dia 30, em 49 locais de prova, contando com mais de 5 mil fiscais de sala, 51 coordenadores e aproximadamente 200 profissionais de apoio.

Toda execução contou com acompanhamento da própria Brigada Militar, com a presença de um Oficial em cada local de prova.

A abstenção foi de 13,76%, e tudo transcorreu normalmente, sendo que o concurso prosseguirå de acordo com o seu cronograma de execução, apresentado no Edital de Abertura.

Como costuma acontecer nos concursos pĂșblicos dessa magnitude, tĂŁo-logo finalizada a aplicação da prova, surgiram nas redes sociais comentĂĄrios apontando supostas irregularidades, que de fato nĂŁo aconteceram.

Como exemplo, Ă© citado o fato de alguns candidatos postarem fotos da prova aplicada, mas salienta-se que todas as postagens ocorreram apĂłs o encerramento da prova, sendo que cada candidato poderia levar consigo o respectivo caderno de prova, nĂŁo havendo, assim, qualquer irregularidade.

Em relação Ă  divulgação de foto da grade de respostas, cumpre salientar que esse documento Ă© colocado sobre as mesas antes mesmo dos candidatos entrarem, para que eles sentem nas posiçÔes determinadas, sem a possibilidade de “escolher” o lugar. A grade de respostas em branco, desacompanhada do caderno de prova, nĂŁo indica qualquer irregularidade ou vazamento. Sua fotografia e postagem indica, isso sim, descumprimento de uma regra prevista no Edital de Abertura, de utilização irregular do celular, que acarretarĂĄ na eliminação de quem a cometeu.

A Fundatec reafirma que tudo transcorreu dentro da normalidade, e nĂŁo comentarĂĄ ou se pautarĂĄ por falsas denĂșncias publicadas em redes sociais, desacompanhadas de qualquer prova sĂ©ria, idĂŽnea. Quem quiser fazer alguma denĂșncia deverĂĄ se identificar e mostrar a respectiva prova, para fins de apuração.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: ConteĂșdo protegido!