Postos de saúde de Canoas agora tem consulta médica pela internet

A expectativa é que mais de 800 consultas seja realizadas virtualmente por mês

Siga a Agência GBC no Instagram

A Prefeitura de Canoas lançou nesta terça-feira (1°) o projeto Médico Online – Consultórios de Telemedicina. O objetivo é reduzir as filas de espera por consultas especializadas e de exames de eletrocardiograma.

O primeiro consultório está instalado na Unidade Básica de Saúde (UBS) Santa Isabel, no Centro. Porém, ele já está sendo ampliado para os quatro quadrantes da cidade. A mesma estrutura será montado nas unidades Cerne, Nova Niterói, Fátima e CAIC.

Conforme o secretário Municipal de Saúde, Maicon Lemos, a expectativa é que os cinco consultórios realizem cerca de 800 teleconsultas especializadas por mês, 800 exames de eletrocardiograma, emissão de telelaudos e agendamento de consultas de retorno. “O paciente vai sair daqui com todo o acompanhamento necessário. Vamos diminuir a fila por consultas. Essas pessoas estariam na fia dos nossos postos, nossos hospitais e dos nossos serviços conveniados”, afirma.

O prefeito Jairo Jorge acompanhou o funcionamento do serviço. Ele acompanhou a espera da 1ª paciente do novo projeto. “Hoje as pessoas estão acostumadas com a tecnologia. A Covid nos colocou esse desafio para que a gente conseguisse falar com os amigos, familiares e até resolver os problemas.

Como funciona o serviço

Em cada uma das unidades de saúde que contarão com o serviço, uma técnica de enfermagem estará atuando presencialmente, em consultório exclusivo, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A profissional será responsável por receber o usuário no consultório, aferir os sinais vitais, conectar com o médico especialista via estação de telemedicina, além de executar o eletrocardiograma que será laudado em minutos e entregue ao paciente.

No consultório online, será possível a impressão de laudos, prescrições de medicamentos, exames, além do gerenciamento de todas as necessidades para o atendimento mais humanizado e resolutivo possível.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!