Um homem de 51 anos foi preso acusado de ser o autor do incêndio que atingiu quatro casas no bairro Estância Velha, em Canoas. A identidade não foi divulgada em função da Lei de Abuso de Autoridade, mas ele já tinha antecedentes por vias de fato e lesão corporal.
As casas pegaram fogo na Rua Cheiro da Terra por volta das 13h30. A Brigada Militar foi chamada pelos bombeiros para evitar que o acusado fosse linchado.
Ao chegar no local, a guarnição constatou as grandes proporções do incêndio e conduziu o acusado até a UPA para atendimento médico e posterior a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento de Canoas (DPPA) para o registro.
Na delegacia, as vítimas das casas atingidas se apresentaram para prestar depoimento, todas alegando que o acusado costumeiramente iniciava focos de incêndio nos fundos da sua residência, o que ocasionou a destruição das demais casas.