Prefeitura de Canoas começa obras para finalizar a Perimetral Oeste

A Perimetral Oeste, segundo a prefeitura, será fundamental para desenvolver os bairros Rio Branco, Fátima, Harmonia e Mathias Velho

Siga a Agência GBC no Instagram

Começou na última segunda-feira (14) as obras nos 2,2 quilômetros da Avenida Irineu de Carvalho Braga, entre a Rua Boa Saúde e o Arroio Araçá, no Bairro Rio Branco. Este é o trecho 7 da Perimetral Oeste, que trará impactos significativos para a mobilidade urbana, a paisagem e a vida dos canoenses. “Esta é uma obra emblemática. É estratégica para o futuro de Canoas e para o desenvolvimento de toda a região oeste, que pode e deve crescer ainda mais”, destaca o prefeito Jairo Jorge.

A Perimetral Oeste, segundo a prefeitura, será fundamental para desenvolver os bairros Rio Branco, Fátima, Harmonia e Mathias Velho. A ligação, que vai da Rua Curitiba até a Rua Hermes da Fonseca, no Rio Branco, vai reorganizar toda a mobilidade no lado oeste da cidade, trazendo melhorias não só para a mobilidade urbana, mas também para a qualidade de vida dos cerca de 40 mil moradores da região. “Esta é a cereja do bolo de todas as obras de infraestrutura da cidade. Talvez seja a obra de maior vulto que a Canoas já teve”, afirma o secretário adjunto de Obras, Marco Antônio da Silva Oliveira.

O trecho 7 é considerado um dos mais importantes da rodovia. O canteiro central será transformado em um espaço de convivência, com quadras de esporte, pista de skate, banheiros, academia pública, áreas de lazer, passeio, ciclovia, entre outras melhorias. Duas novas pontes também substituirão a antiga, hoje em estado precário. A previsão de conclusão das obras, de acordo com a Secretaria Municipal de Obras, é de 12 meses, e o investimento total será de R$ 41,6 milhões.

“Essa é uma das principais obras da nossa gestão”, afirma o prefeito, lembrando que o projeto da Perimetral Oeste começou em suas duas gestões anteriores, com o fechamento e canalização da Vala do Leão. Agora, o projeto ganha uma nova dimensão, com o início das obras do trecho do Mato Grande até o Rio Branco. “A exemplo do que já fizemos nos trechos iniciais, vamos fazer também agora. E já temos recursos garantidos, pelo governo do Estado, para complementar toda a obra da Perimetral”, anuncia o prefeito.

Saiba mais

Com um total de 8,2 quilômetros, a Perimetral Oeste, paralela à RS-448, ligará de ponta a ponta todo o lado oeste da cidade, passando pela Avenida Eng. Irineu de Carvalho Braga, Rua José de Alencar, Rua Roberto Francisco Behrens e Rua da República. O consórcio vencedor da licitação é formado pelas empresas Construtora Giovanella, Dobil Engenharia e construtora e pavimentadora Pavicon.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!