Canoas e Nova Santa Rita podem receber moradores da Ucrânia que estão fugindo da guerra

A comunidade ucraniana em Canoas está se organizando para receber 40 famílias de refugiados, que poderão ficar em um sítio na cidade de Nova Santa Rita

Siga a Agência GBC no Instagram

Uma reunião com o governador Eduardo Leite discutiu nesta segunda-feira (21) a vinda de refugiados ucranianos para o Rio Grande do Sul. O encontro foi um pedido feito pela comunidade ucraniana no estado, que concentra cerca de 60 famílias na cidade de Canoas. Ao todo são 600 mil ucranianos e seus descendentes que vivem no Brasil.

“É uma situação de emergência humanitária, precisamos colocar o estado também a serviço do acolhimento a essas pessoas”, disse a deputada Luciana Genro que participou do encontro. Estiveram presentes o presidente da Representação Central Ucraniano-Brasileira, Vitorio Sorotiuk, a vice-presidente da organização na Região Sul, Oliana Reszetiuk, que é moradora de Canoas, assim como Alexandre Machado de Oliveira, que integra a comunidade ucraniana na cidade.

“Estamos solicitando ajuda humanitária na recepção dos refugiados. Já chegaram 31 famílias ao Brasil e essa semana chegam mais 50. Estamos em contato com uma série de organizações que já trabalhavam com o auxílio a haitianos, venezuelanos e sírios também e fazendo um cadastro nacional”, explicou Vitorio.

Segundo Alexandre, a comunidade ucraniana em Canoas está se organizando para receber 40 famílias de refugiados, que poderão ficar em um sítio na cidade de Nova Santa Rita. Os ucranianos de Canoas e seus descendentes estão angariando móveis, roupas e alimentos para receber estes refugiados. “O que viemos pedir ao governo é como podemos ter mais lugares para acolher mais gente. Queremos estar marcados no Brasil como um estado que também acolhe esses refugiados. Como nossa comunidade fica em Canoas, é uma referência para eles, é um pedacinho da terra da Ucrânia que está aqui”, comentou

O governador se comprometeu a auxiliar a comunidade ucraniana e colocou o secretário Mauro Hauschild como responsável pela estrutura de acolhimento.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!