Uma nova sinalização foi traçada nesta sexta-feira (25) na Avenida 17 de Abril, em frente à Escola Municipal de Educação Infantil Cara Melada, Bairro Guajuviras, para criar uma área de proteção. Listras nas cores amarela, rosa, vermelha, azul e branca foram pintadas pela comunidade escolar, em parceria com as equipes da Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade, chamando a atenção dos motoristas que circulam em frente à escola. A ideia é garantir mais segurança no trânsito para as crianças a partir de um olhar inclusivo. Esse projeto de urbanismo tático faz parte do conjunto de ações que estão sendo implementadas através da proposta da Urban 95, iniciativa da fundação holandesa Bernard Van Leer, que desenvolve e compartilha experiências voltadas para a primeira infância.
Aluna do Jardim 2, Isadora Domingues, 5 anos, participou da pintura da área de proteção ao lado de coleguinhas e do seu pai, Lucas Domingues, 28 anos. “Foi legal. Aprendi que a criança só deve atravessar a rua na faixa de segurança colorida”, comentou Isadora. A diretora da Escola Cara Melada, Carin Frias, também participou da atividade. “Excepcional essa iniciativa dedicada às crianças. Fundamental ter essa proteção, pois esperamos que agora os motoristas sejam mais conscientes”, frisou.
O projeto piloto de urbanismo tático foi desenvolvido pela engenheira de tráfego da Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade, Tânia Batistela Torres. A servidora municipal explicou que a iniciativa deve ser expandida para outros pontos da cidade. Até segunda-feira, a pintura lúdica na sinalização deve avançar até a Unidade de Saúde Guajuviras. “Uma Rua Completa é uma estratégia urbanística e de engenharia, que busca que a mobilidade seja segura para todos, não apenas para os veículos”, pontuou.
Brincante e Plenarinha agitam a próxima semana
Acolher as necessidades das crianças de 0 a 6 anos. Com esse compromisso, a Prefeitura de Canoas aderiu à proposta da Urban 95 em julho do ano passado. De 28 a 30 de março, acontece uma visita técnica da Rede Urban 95 para uma série de atividades. Uma visita a Rua Brincante, via adaptada com amarelinhas, desenhos e pinturas interativas, na Rua Ernesto Che Guevara, no Bairro Guajuviras, e uma plenarinha que vai escutar 50 crianças para saber das sugestões da Escola Municipal de Educação Infantil Anísio Teixeira, estão previstas na programação.
Cada secretaria municipal está reavaliando o seu trabalho e vendo qual o lugar que a primeira infância ocupa dentro dos seus espaços e de que forma elas podem oferecer uma cidade mais qualificada e inclusiva para os pequenos. Esse trabalho multidisciplinar é organizado pela Prefeitura de Canoas, que está desenvolvendo políticas públicas voltadas para a criançada com altura aproximada de 95 cm, em concordância com a proposta do Urban 95. A fundação internacional dá suporte aos municípios para que incluam as perspectivas de bebês, crianças pequenas e cuidadores, no planejamento urbano, estratégias de mobilidade, acessibilidade, e também em programas e serviços.
Canoas se junta a outros 23 municípios no Brasil, que estão implementando projetos com o apoio da Rede Urban 95, presente em oito países. Desde julho de 2021, quando a parceria foi firmada, a Prefeitura de Canoas assumiu a responsabilidade de criar um Comitê pela Primeira Infância, apresentar diagnóstico, elaborar um Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI), e implementar ações táticas para a promoção das ações do projeto da Urban 95.
Urban 95
A Urban 95 convida líderes, gestores públicos, arquitetos e urbanistas a pensar as cidades sob a perspectiva de quem tem 95 cm – a altura média de uma criança de 3 anos. A iniciativa pretende incorporar as lentes da primeira infância na gestão das cidades, a partir de ações que promovam interações positivas, contato com a natureza nos espaços urbanos, proximidade entre serviços e mudanças duradouras nos cenários que moldam os primeiros anos da vida de nossos cidadãos.
Cronograma de visitas técnicas da Urban 95
28 de março (segunda-feira)
9h – Reunião Assessoria Urban com Prefeito e Secretariado
10h – Visita aos equipamentos da SMEL para apresentação do projeto Ginástica Artística Babys (Estação Cidadania – Rua Rio Grande do Sul, 1320)
12h – Almoço – Park Shopping (Petiskeira)
14h – Mini – Zoo (apresentação da visita guiada para crianças de 0 a 6 anos)
15h – CRAS Niterói
16h – Parque Eduardo Gomes (Aviãoteca)
17h – Parque Linear Perimetral Oeste
29 de março (terça-feira)
9h às 12h – Participação no Evento do PIM/CF. Local: Uniritter
Palestras
10h – Cláudia Vidigal, representante da Fundação Bernard Van Leer no Brasil – “Importância dos gestores para a primeira infância” (Participação on line);
11h- Carol Bezerra, ex primeira Dama de Fortaleza – “Relato de práticas exitosas voltadas à primeira infância no município de Fortaleza” (Participação on line).
12h – Almoço
14h – Visita à Rua Brincante, na Rua Ernesto Che Guevara, Bairro Guajuviras, ação inaugural do muro interativo com a EMEI Anísio Teixeira. Obs: Concomitantemente, a Plenarinha é iniciada na EMEI Anísio Teixeira.
15h – Visita à Plenarinha
15h30 – Entrega do livro “Descortine suas Ideias”, produzido pelos estudantes da Rede, edição 2021.
16h – Sinalização viária EMEI Cara Melada/UBS Guajuviras e visita à entrada da UBS Guajuviras.
30 de março (quarta-feira)
Oficina Coordenação do projeto
Horário: 9h às 17h
Local: Auditório da Secretaria da Cultura / Bebeteca