Siga a Agência GBC no Instagram
Nedy de Vargas Marques agora é prefeito em exercício de Canoas. O vice, eleito em 2020, assume após uma decisão da Justiça que afasta o prefeito Jairo Jorge pelos próximos 180 dias a partir desta quinta-feira (31).
A decisão de afastar Jairo foi da 4ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. O pedido foi feito pelo Ministério Público (MP) que deflagrou a operação Copa Livre. A ação investiga os crimes de peculato, corrupção ativa e passiva, falsidade ideológica, supressão de documentos, fraude à licitação, organização criminosa e lavagem de dinheiro. O valor dos contratos é superior a R$ 66,7 milhões.
Além do prefeito, também foram afastados dois secretários municipais. São eles: Fábio Cannas, responsável pela pasta de Planejamento e Gestão e Maicon Lemos, secretário da Saúde. Três servidores, segundo o MP, também foram afastados de seus cargos. Porém, o trio não teve o nome divulgado pelas autoridades.
Em nota, o advogado Jader Marques disse que o prefeito dará todas as explicações (leia abaixo). A reportagem de Agência GBC tenta contato com os outros afastados, mas ainda não obteve retorno. A prefeitura de Canoas também vai procurada, mas ainda não se posicionou.
Leia a nota na íntegra:
“O prefeito Jairo Jorge dará todas as explicações e prestará todas as informações, como faria se fosse solicitado pela forma não violenta. Eu vou buscar acesso às investigações e farei, no momento oportuno, a devida manifestação sobre as medidas que serão tomadas”.