Placas do Mercosul podem ter novo modelo obrigatório

As possíveis mudanças ainda não tem data para acontecer

Siga a Agência GBC no Instagram

Os motoristas precisam se preparar. As placas veiculares padrão Mercosul utilizadas no Brasil poderão passar por nova mudança. Isso, porque o Ministério da Infraestrutura fez uma consulta pública após receber pressão dos Detrans e de fabricantes de placas.

Na consulta, a maior parte das 305 sugestões reivindicava as mesmas solicitações feitas pela Associação Nacional dos Detrans (AND) no ano passado: iniciativas contra fraudes e clonagens, ações para reduzir os preços ao consumidor e o retorno da identificação de município e Estado nas chapas. A expectativa dos solicitantes é de que até na metade deste ano a Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) atenda ao menos parte dos pedidos.

Ao Ministério da Infraestrutura, a AND solicitou uma série de “aprimoramentos” no modelo Mercosul, mas também criticou o fim do sistema de licitação para contratar as empresas de estampagem das placas, que foi substituído pelo credenciamento sob responsabilidade de cada Departamento Estadual de Trânsito. Após a mudança, o número de empresas estampadoras de placas aumentou consideravelmente na maioria dos estados brasileiros, sem reforço proporcional das equipes de fiscalização dos Detrans.

Mudanças sem data

O Ministério da Infraestrutura informou que a realização da consulta pública teve por objetivo receber contribuições da sociedade civil para revisar e consolidar atos normativos em um único documento, conforme previsto no Decreto 10.139/2019. Mas o órgão não informa o teor das futuras alterações.

“A minuta foi submetida à consulta para atender o pilar de participação social na elaboração dos normativos de trânsito. Após analisar as sugestões da sociedade, um documento consolidado será elaborado para discussão no Conselho Nacional de Trânsito [Contran]. Desta forma, não há como se falar em qualquer tipo de mudança na placa Mercosul neste momento”, afirmou a pasta, por meio de nota.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!