Uso de máscaras segue obrigatório em ônibus, escolas, postos de saúde e farmácias de Canoas

Nas escolas, por exemplo, o uso segue obrigatório porque apenas 58% das crianças estão vacinadas

Siga a Agência GBC no Instagram

O uso de máscaras já é facultativo em grande parte dos ambientes fechados de Canoas. O decreto foi emitido nesta terça-feira (5) pela Prefeitura de Canoas.

De acordo com o documento, é facultativa a utilização de máscaras de proteção individual cobrindo boca e nariz para circulação ou permanência em espaços abertos ou fechados, públicos ou privados, de uso individual ou coletivo. Porém, mesmo não sendo mais obrigatório, a prefeitura recomenda o uso para evitar a propagação da Covid-19.

O prefeito Nedy de Vargas Marques explica que a decisão está fundamentada nos índices municipais, que apresentaram redução significativa no número de casos da doença e, consequentemente, das internações e mortes. “A queda da contaminação e o avanço da vacinação na nossa cidade permitem retirar a obrigatoriedade do uso de máscaras. Mesmo assim, a pandemia ainda não acabou e recomendamos que a população continue vacinando e se cuidando. Todas as ações em relação à pandemia foram tomadas com responsabilidade e segurança sanitária, com base no equilíbrio entre saúde e economia”, enfatiza.

Mas, conforme o decreto, o uso segue obrigatório em salas de aula das escolas de ensino fundamental e infantil, unidades de atendimento de saúde, farmácias e o transporte público.

Nas escolas uso é obrigatório

O prefeito explica que até o momento, 58,31% das crianças com idades entre 5 e 11 anos, estão vacinadas. “O que justifica a manutenção da obrigatoriedade nas escolas de ensino infantil e fundamental, pois este índice ainda está aquém do esperado.”

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!