IPVA 2022 vence em abril; Licenciamento será só em julho

Eram seis datas de vencimento que agora viraram duas

Nota da redação: informamos, erroneamente, que o IPVA 2022 não venceria em abril entre 9h20 e 9h55. A informação foi corrigida.

Siga a Agência GBC no Instagram

Em 2022, o Detran-RS realizou uma grande mudança no pagamento do IPVA (leia mais abaixo). O número de vencimentos, por exemplo, caiu de seis para apenas dois. Sendo que o primeiro vencimento será apenas em junho.

O primeiro é 30 de junho para veículos com placa com finais 1, 2, 3, 4 e 5. Enquanto isso, carros que possuem placa com finais 6, 7, 8, 9 e 0 vencem no dia 31 de julho.

De acordo com o Detran-RS, estas mudanças serão feitas porque o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) passou a ser digital em todo o País. Anteriormente, ele era impresso e os pagamentos no Rio Grande do Sul começava em abril. Lembrando que o pagamento deste imposto é bastante importante. Ele atesta que o veículo está dentro de todas as normas.

Mudanças no IPVA

O calendário de pagamento do IPVA 2022 (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) ingressa na sua última etapa neste mês de abril. Os proprietários de veículos que ainda não realizaram o pagamento do imposto devem ficar atentos para os prazos de quitação conforme o número final da placa do veículo.

Este ano o calendário foi alterado e os proprietários de veículos terão um prazo maior para realizar o pagamento. Em vez de iniciar o vencimento na primeira semana de abril, o pagamento em parcela única ocorre na última semana do mês. A data limite para placas com final 1 e 2 será 25 de abril. O vencimento dos números seguintes ocorre ao longo da última semana, encerrando-se no dia 29 de abril.

O calendário de pagamento antecipado com descontos totais terminou em 31 de março. Quem optou pelo parcelamento do tributo em seis vezes desde janeiro segue com calendário aberto até junho.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!