EXCLUSIVO | Prefeito em exercício, Nedy fala sobre as próximas entregas da gestão para Canoas

Ele garante que Jairo Jorge deve voltar para o posto em breve.

A Prefeitura de Canoas realiza reuniões para avaliar o andamento das metas que cada secretaria tem para cumprir a cada seis meses. Toda atividade recebe uma bolinha: vermelhas significam entregas atrasadas; amarelas são aquelas em que uma atenção maior é necessária; e as verdes, representam ações que estão dentro dos prazos. Assim como em uma empresa, bater a meta é importante e com este sistema todos sabem onde tem que chegar.

Esse é o sistema deixado pelo prefeito Jairo Jorge (PSD), que agora segue sob a supervisão do prefeito em exercício, vice-prefeito e também secretário de governo, Nedy de Vargas Marques (Avante). “O governo está trabalhando com normalidade e entregando para a sociedade aquilo que é o seu compromisso”, tranquiliza. 

Nedy conversou com exclusividade com a reportagem de Agência GBC para falar sobre a continuidade no trabalho e as entregas previstas para os próximos meses. Vereador por seis mandatos consecutivos, presidente do Legislativo por seis vezes e Deputado Estadual, o advogado canoense agora está provisoriamente no comando da cidade. “Eu faço política por amar essa atividade e querer ver as dificuldades das pessoas diminuidas”, explica. 

Mas o prefeito em exercício acredita que Jairo Jorge deve voltar em breve. “Eu te afirmo com absoluta convicção: o prefeito Jairo Jorge não praticou nenhum ato ilegal. Eu sou advogado, posso te afirmar por conhecer o Jairo Jorge, por estar vivenciando aqui dentro e por experiência profissional. Ele não praticou fato nenhum”, garante.

Segundo Nedy, no julgamento, é preciso que o juiz, sob pena de tornar o processo nulo, saiba de três coisas: primeiro se houve o fato. Em segundo lugar, quem é o autor. E, em terceiro lugar, saber se aquele cidadão que está sendo acusado tem alguma responsabilidade penal. 

Crítico da gestão passada, do ex-prefeito Luiz Carlos Busato (União Brasil), Nedy afirma que o trabalho é intenso na cidade. “O Prefeito Jairo Jorge vai voltar e eu estou torcendo que volte, até porque não é mole ser prefeito aqui. A atividade que tem aqui é brutal. É bom para quem administrava pela janela, como na gestão passada. Aí, era uma barbada. Vivia encastelado, mas não ia para a rua, não conversava com o povo”, alfineta Nedy. 

Os próximos meses serão de muito trabalho em diversas áreas. Uma das que tem recebido grande atenção é a Vala da Curitiba, no bairro Mathias Velho. Conhecida dos canoenses por ser um local fétido, com insetos e diversos transtornos para os moradores, a área agora está sendo completamente revitalizada. 

O trecho recebeu visita do prefeito em exercício. Ele lembra que a vala tinha sofás descartados, ratos, mosquitos e até cavalos mortos, mas que o local está transformado. “Fui substituindo o prefeito Jairo Jorge no Ministério do Desenvolvimento e Infraestrutura e lá conseguimos o investimento que faltava para concluir a canalização da Curitiba. Hoje, ao invés daquela vala podre, tem peixes nadando. O governo Jairo Jorge disse que faria e está fazendo”, afirma. 

Além disso, conforme Nedy, diversas ruas do bairro Guajuviras também estão sendo asfaltadas. Isso é uma questão de dignidade para os moradores e prioridade para a gestão. “As pessoas comiam barro no inverno e poeira no verão”, avalia. A meta é audaciosa: o governo quer 100% de ruas asfaltadas na cidade. 

Outra obra importante para a mobilidade é a Perimetral Oeste, que deve ligar a cidade de ponta a ponta, passando pelos bairros Rio Brando, Fátima, Harmonia e Mato Grande. A via deve ser uma alternativa à BR-116 e à Guilherme Schell. Receberá mais de 8,2 em melhorias, com espaços de lazer e convivência.

Outro ponto prioritário para Nedy é a reestruturação do sistema de atenção básica da saúde de Canoas. “Já determinei o reinício das obras porque quero inaugurar rapidamente a UPA do bairro Niterói”, adianta. 

Em dezembro do ano passado, o prefeito eleito Jairo Jorge afirmou que a Unidade Básica de Saúde (UBS) 1º de Maio estava recebendo reformas e voltaria a ser uma Unidade de Pronto Atendimento. 

A reabertura da UPA do Idoso no bairro Rio Branco é outro motivo de comemoração para Nedy. Assim como a reforma na UBS Santa Isabel e a reabertura da UPA Caçapava. “Tinha uma outra UPA ao lado do Pronto Socorro (Caçapava), e o governo anterior fechou e abriu uma salinha, dizendo que era clínica, mas era conversa para inglês ver. Nós reabrimos e hoje está funcionando”, argumenta. 

Conforme determinação da Justiça, Nedy deve ficar ao menos seis meses a frente da Prefeitura de Canoas, a não ser que haja uma nova decisão.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!