PRESERVANDO VIDAS | Defesa Civil realiza simulação de evacuação em escola de Educação Infantil de Canoas

Treinamento de evacuação e resposta a emergências foi realizado em escola no Guajuviras.

Na manhã desta quarta-feira (13), a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Civil de Canoas realizou um grande treinamento de evacuação e resposta a emergências na Escola de Educação Infantil Anísio Teixeira, no bairro Guajuviras. O projeto, que se chama Preservando Vidas, tem o objetivo de apresentar alternativas de como as crianças e adolescentes podem proceder em casos de incêndio, curto-circuito, vazamento de gás e apresentar alternativas seguras em caso de necessidade de evacuação.

A diretora da Instituição, Lilyane Mandú, destaca que a realização destes simulados possibilita para todos, crianças e servidores, uma preparação em casos de emergência. “Oportunizar simulados de incêndio nas escolas de educação infantil é de extrema importância para que haja ciência desse tipo de ação, não só pela equipe funcional, pelos docentes, mas principalmente pelas crianças; uma vez que situações como essas, raramente ou quase nunca, são vivenciadas em escolas com crianças dessa faixa etária. Ao proporcionar esse movimento, todos despertam e se preparam para uma possível emergência”, lembra.

O secretário adjunto da Defesa Civil, Igor Sousa, explica que a ideia é expandir o projeto para o maior número de locais, considerando que qualquer espaço com grande circulação de pessoas deve ter um plano de evacuação e emergência. “Hoje pudemos apresentar uma experiência totalmente diferente para cerca de 120 crianças da EMEI Anísio Teixeira. Essa conscientização e o despertar de que todos podem e devem estar sempre preparados para as mais diferentes situações nos locais que costumam frequentar é a consciência que estamos buscando criar”, frisou.

No final da ação, é fixado no mural das instituições um cronograma com o plano de evacuação.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!