ARTE ALERTA | Exposição de artista canoense leva milhares a discutir sobre preservação do planeta

Além das pinturas, serão oferecidas ações de arte-educação.

O Espaço Cultural Correios, de Porto Alegre, vai receber a exposição interativa Arte Alerta IV, de 23 de abril a 4 junho, com visitação de terças a sábados. A mostra foi criada pela artista gaúcha Lesiane Lazzarotti Ogg, atualmente radicada no Rio de Janeiro, e tem curadoria de Luiz Badia. Entre os diferenciais está a possibilidade de criação e intervenção artística pelos próprios visitantes, o que tem levado milhares de pessoas para conhecer o projeto por onde ele passa, especialmente crianças e adolescentes. A abertura será no dia 23 de abril, das 14h às 17h, no Espaço Cultural Correios, que fica localizado no térreo da Av. Sete de Setembro, 1020, no Centro Histórico de Porto Alegre. Entrada franca.

“O projeto Arte Alerta foicriado com o intuito de juntar vários artistas em uma nobre causa de alertar as pessoas sobre a degradação provocada pelo ser humano ao meio ambiente. Em um sentido mais amplo, envolvendo também outros aspectos do mundo contemporâneo que afetam a todos, como tecnologia e mudanças de comportamento”, explica Lesiane. “O Arte Alerta tem como foco plantar uma semente nas novas gerações, conscientizando sobre a necessidade de preservar o planeta de nossas próprias ações predatórias”, complementa a artista.

Nesta quarta edição do Arte Alerta, primeira no Rio Grande do Sul, 16 artistas que integram o Atelier Baluarte, do Rio de Janeiro, entre eles a também gaúcha Riele, exibirão suas pinturas com diferentes mensagens sobre a sensível questão de preservação do entorno, questionando a postura da humanidade em relação à natureza e à vida.

Além das pinturas, serão oferecidas ações de arte-educação, procurando inserir o público na mostra, convidando-os a produzir arte e a interagir a partir de trabalhos manuais orientados pela monitoria. Também será exibido um videoarte sobre a natureza chamado “Alma da Mata”, assinado pelo curador Luiz Badia. O projeto se diferencia nesse aspecto da comunicação e interação com o público, principalmente com as crianças, já que é delas que deve surgir um novo pensamento sobre a convivência entre o ser humano e a natureza.

Lesiane Lazzarotti Ogg
Natural de Canoas, Lesiane Lazzarotti Ogg, é cidadã do mundo. Atualmente, radicada no Rio de Janeiro, a artista gaúcha começou sua carreira na arte com uma exposição em Cuba e já expôs no Carroussel do Louvre em Paris e na sede da ONU, em Nova York. Com uma forte atuação social, em comunidades da África e do Brasil, Lesiane é membro da Academia Brasileira de Belas Artes, desde 2019.

Serviço:

Exposição interativa “Arte Alerta IV”

Abertura: 23 de abril (sábado), das 14h às 17h.

Visitação: 23 de abril a 4 de junho – terça a sábado, das 10h às 17h.

Local: Espaço Cultural Correios

Endereço: Av. Sete de Setembro, 1020, Centro Histórico, Porto Alegre
Entrada Franca