CANOAS | Mais de 100 ciclistas participam de pedalada solidária

Proposta é incentivar uso de transporte sustentável.

Na noite dessa segunda-feira (18) foi realizada a 1ª edição do “Pedal com a Prefa”, evento da Prefeitura de Canoas, através da Secretaria de Esporte e Lazer. O evento reuniu mais de 100 ciclistas em um trajeto de 20Km por dentro de Canoas.

O prefeito Nedy de Vargas Marques e o secretário Municipal de Esporte e Lazer, Carlos Lanes, também estiveram presentes na atividade que iniciou às 20h, em frente à sede da Prefeitura.

O prefeito Nedy de Vargas Marques presente na 1ª edição do Pedal com a Prefa.

Para o prefeito, além de incentivar a prática de um esporte, o Pedal com a Prefa possibilita também o debate sobre mobilidade urbana ao propor o uso de bicicletas como meio de transporte sustentável. 

“O Pedal com a Prefa é um evento muito importante, que busca incentivar o uso da bicicleta na nossa cidade, não só como uma atividade esportiva e de lazer, mas também como uma forma de transporte sustentável. A modalidade cresceu muito durante a pandemia e precisamos preparar o nosso município para que as pedaladas sejam ainda mais seguras e frequentes”, afirmou o prefeito Nedy.

Integração 

Um dos 108 ciclistas presentes foi o canoense Eduardo Hayden, de 29 anos, que viu a oportunidade de mais integração com os demais ciclistas da cidade. “Achei ótima a ideia, principalmente por poder reunir os vários grupos de ciclismo que existem em Canoas e oportunizar que todos possam se conhecer e fortalecer ainda mais o ciclismo por aqui”, conclui.

Para Alexandra Modernel, 51 anos, o evento vai possibilitar mais uma opção de vida saudável em Canoas. “Comecei a pedalar há pouco tempo, uma semana, mas estou adorando. Esta iniciativa é muito boa, ainda mais neste horário. Espero que tenha mais vezes para incentivar mais o uso das bicicletas nos canoenses”, afirma.

2ª edição confirmada

Segundo a SMEL, a 2ª edição do Pedal com a Prefa já está confirmado para o mês de maio, porém sem data confirmada ainda. “Plantamos uma semente na noite dessa segunda-feira. Queremos propor o ciclismo como uma prática de saúde e lazer, mas também como uma alternativa de mobilidade urbana em Canoas”, afirma Tauro Bonorino, diretor de Esporte de Participação e Lazer da SMEL.

Segurança

Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade, através da Diretoria de Trânsito, que realizou todo o balizamento e segurança do trajeto. Os guardas municipais da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Civil auxiliaram na segurança na saída e chegada dos ciclistas. Em quase duas horas de percurso não houve nenhum acidente entre os participantes.

Solidariedade

O evento foi gratuito e sem a necessidade de inscrições, mas a Prefeitura de Canoas solicitou aos participantes para levarem 2Kg de alimentos não perecíveis para ajudar aqueles que mais precisam. Ao todo, foram arrecadados 41Kg de alimentos através da Defesa Civil.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!