13.2 C
Canoas
13 de julho de 2025

Nova Santa Rita segue sem casos de dengue

Siga a Agência GBC no Instagram

Sem nenhum caso confirmado de dengue, agentes comunitários de saúde junto com os agentes de combate a endemias, iniciaram na última segunda-feira (25), o segundo período do Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (Lira) em Nova Santa Rita. As visitas serão feitas de porta em porta, para coleta de larvas e vistoria de possíveis focos do mosquito. A comunidade dos bairros Centro, Califórnia e Loteamento Popular receberá as equipes ao longo da semana.

A dengue é uma doença causada por um vírus e transmitida pela picada do Aedes aegypti, mosquito que também é transmissor da febre amarela urbana, zika e chikungunya. As chuvas e altas temperaturas do verão são os principais fatores de risco para a reprodução e proliferação do mosquito.

O combate ao Aedes aegypti ainda é a principal maneira de prevenir a doença. É por isso que a Prefeitura de Nova Santa Rita, através da Secretaria Municipal de Saúde, solicita a compreensão dos moradores. É fundamental que as famílias autorizem a entrada dos profissionais para a coleta.

Prevenção

– A melhor forma de prevenção da dengue é evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti é eliminar a água armazenada que podem se tornar possíveis criadouros.

– Tenha cuidado com vasos de plantas, lagões de água, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem manutenção, e até mesmo em recipientes pequenos, como tampas de garrafas. Dê uma olhada em seu pátio, elimine qualquer foco que possa favorecer o depósito de ovos.

– Potes de água de seu animal de estimação também pode ser fonte de proliferação das larvas. Não esqueça de fazer a troca, lave e esfregue o pote para eliminação total de possíveis ovos.

– Use repelente e inseticidas, seguindo as orientações dos rótulos, para eliminar mosquitos do ambiente.

– Proteja bebês e crianças.

– Cubra caixas d’água e piscinas.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS