ATENÇÃO CANOAS | Defesa Civil alerta pra chuvas fortes e enchentes nos próximos dias

Nas próximas 72 horas o volume de chuva deve ser alto.

A Defesa Civil de Canoas alerta para risco baixo a médio de situação de cheia na bacia do Rio do Sinos. Conforme a MetSul Meteorologia, empresa que realiza monitoramento meteorológico, nas próximas 72 a 96 horas os efeitos da combinação das chuvas e ventos poderá ser percebido com a expansão das águas na localidade da Praia do Paquetá, no Mato Grande e na Rua da Barca, no Bairro Harmonia.

O secretário adjunto da Defesa Civil, Igor Souza, informa que a Defesa Civil, ligada a Secretaria Municipal de Segurança Pública, está revisando os acumulados de chuva sistematicamente para poder detalhar mais esse cenário. “Tivemos em média 100 milimetros de chuva até agora. Para os próximos dois dias, o volume deve ser menor. Não acreditamos em cheias de grandes proporções. Mas, não descartamos para a necessidade de remover algumas famílias ribeirinhas preventivamente”

As populações, que vivem às margens do Rio, devem ficar atentas para os alertas da Defesa Civil. A Prefeitura lembra que em caso de chuva forte, os moradores devem evitar sair de casa para não correr riscos desnecessários. É importante desconectar aparelho da corrente elétrica, não tocar nem tentar retirar fios caídos nas vias, não se abrigar embaixo de árvores e postes e evite passar por pontes onde o nível de rios e arroios subiu.

Em caso de emergência, a recomendação é ligar para os números da Defesa Civil: (51) 3476-3400 e o Plantão 24hs: (51) 99322-5764 (WhatsApp).

Trabalho preventivo para cheias

O trabalho de prevenção às cheias é realizado, permanentemente, pela Secretaria Municipal de Obras. “A limpeza de bocas de lobo e dragagem de arroios permite um escoamento mais rápido das águas pluviais (águas das chuvas), que garante mais eficiência no trabalho das Casas de Bombas”, frisa o secretário-adjunto, Marco Oliveira.

Canoas possui um Sistema de Proteção a Cheias composto por canais de macrodrenagem, através dos quais a água da chuva é escoada. Oito Casas de Bombas, protegidas por diques, fazem parte desse sistema. Em dias de muita chuva, para evitar alagamentos, a água é puxada pela força das bombas para o lado externo dos diques, acabando com o acúmulo de água em pontos da cidade.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!