OPORTUNIDADE | Instituto abre vagas para capacitação gratuita de jovens de escolas públicas

Vagas são para alunos que concluíram ou estão cursando o 3 ano do ensino médio.

Depois do sucesso da primeira edição, com mais de mil jovens inscritos e aprovados, o Instituto PROA abre vagas para a segunda turma de capacitação online gratuita para o trabalho no Rio Grande do Sul. A iniciativa tem o apoio da Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego e Renda, por meio da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social; da Secretaria Estadual da Educação; do Instituto Cyrela; e da Fundação Casas Bahia.

A capacitação é voltada para jovens de 17 a 22 anos, que concluíram ou estão cursando o 3º ano do Ensino Médio em escolas públicas. As inscrições podem ser feitas de 2 de maio a 26 de julho no site: https://www.proa.org.br/. O curso tem duração de três meses e as aulas iniciam no dia 1º de agosto.

“Desde o primeiro momento, nossa história no Sul foi marcada por otimismo. Estávamos esperançosos em levar essa oportunidade para os jovens e agora, animados para poder conectá-los ao mercado de trabalho. Na primeira turma, no início do ano, mais de 1.700 jovens no Rio Grande do Sul e Santa Catarina decidiram se tornar protagonistas de suas próprias histórias com o PROA, e permanecemos confiantes de que esses números são apenas o começo de uma grande história de transformação na vida desses jovens”, acredita Alini Dal’Magro, CEO do Instituto PROA.

O Secretário Estadual de Trabalho, Emprego e Renda, Hamilton Sossmeier, vê o PROA como uma nova ferramenta para os jovens: “A parceria com o instituto PROA tem sido um presente para o futuro de muitos jovens, gerando novas oportunidades de capacitação e abrindo novas portas de trabalho, conhecimento e renda, facilitando o acesso ao primeiro emprego”.  

Durante três meses, os aprovados passarão por uma formação básica gratuita, que inclui aulas de Autoconhecimento, Planejamento de Carreira, Projeto Profissional, Raciocínio Lógico e Comunicação. Depois, os estudantes podem optar por seis trilhas com capacitações mais específicas nas áreas de Análise de Dados, Varejo, Administração, Logística, Promoção de Marcas e UX Design.

Um dos participantes da primeira turma, Mateus Viçosa de Lima, de 19 anos, sonha em ser psicólogo e encontrou no curso do PROA a motivação que faltava. Depois de concluir o Ensino Médio no Colégio Estadual Paraná, no bairro Cristal, em Porto Alegre, ele chegou a trabalhar em uma oficina de bicicletas com o padrasto. “O PROA chegou no momento certo. Era um período em que eu estava perdido. Agora já dá para ver um aumento da autoestima, da proatividade e do ânimo”, revela.

Primeiro emprego

O PROA pode ser um apoio decisivo na conquista do primeiro emprego. Os dados mais recentes, divulgados pelo IBGE, indicam que 22,8% dos jovens com 18 a 24 anos estavam desempregados no final de 2021. Falta qualificação e domínio de conceitos básicos que são ensinados no curso.

É a perspectiva de capacitar esses jovens e prepará-los para o mercado de trabalho que motivou a criação do PROA em 2007, em São Paulo, por um grupo de empresários. Até agora, já passaram pelo projeto mais de 9.500 jovens, em São Paulo e no Rio de Janeiro, e 9 em cada 10 conquistaram vagas de emprego após o curso.

O apoio das empresas é fundamental nessa empreitada. No Rio Grande do Sul, o Instituto Cyrela e a Fundação Casas Bahia viabilizam o projeto de forma gratuita para os estudantes e também para as empresas, que aderem depois, oferecendo vagas aos alunos formados pelo PROA.

“Somos parceiros do Instituto PROA há alguns anos em São Paulo, e tínhamos muita vontade de levar essa oportunidade para os jovens de Porto Alegre e do Rio de Janeiro, onde também atuamos. Acreditamos que essa parceria tem potencial para transformar a vida de centenas de famílias e estamos muito felizes por fazer parte dessa transformação”, afirma Débora Costa Galvão, gerente de Responsabilidade Social do Instituto Cyrela.

“Nosso objetivo com essa parceria é dar ao jovem do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina ferramentas para que ele consiga acessar oportunidades no mercado de trabalho. Essa iniciativa está dentro do pilar ’Protagonismo Jovem’ da Fundação, no qual apoiamos projetos dedicados à promoção do desenvolvimento pessoal e profissional desses jovens”, informa Natália Menezes, gerente da Fundação Casas Bahia. 

As empresas interessadas em oferecer oportunidades aos jovens não pagam nada para participar da iniciativa e podem se inscrever no link https://www.proa.org.br/quero-empregar/, enviando suas vagas disponíveis ou entrando em contato com a gerente do time de Empregabilidade, Regiane Tofanello Costa, pelo e-mail: [email protected] ou pelo telefone (11) 98741-1790.

Instituto PROA

O Instituto PROA foi fundado em 2007 por um grupo de empresários que compartilham o sonho de impulsionar jovens com poucas oportunidades a serem protagonistas de suas carreiras.

O PROA fornece formações gratuitas para maximizar a chance desse público construir um futuro melhor em todo o país e tem o desejo de concretizar o seu objetivo de capacitar mais de 300 mil jovens nos próximos anos.

Informações e inscrições estão disponíveis no site: https://www.proa.org.br/.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!